Geral

Bota-PB avalia jogadores para saber quem está apto para enfrentar o ASA

06/09/2016
Bota-PB avalia jogadores para saber quem está apto para enfrentar o ASA

Desde o início da temporada até agora já são quatro os campeonatos que o Botafogo-PB participou ou vem participando – Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano, Copa do Brasil e Série C do Brasileiro. Uma rotina intensa que inclui, quase sempre, dois jogos por semana. Nessa sequência alucinante de treinos e partidas em competições simultâneas, é natural que o desgaste físico interfira no rendimento do time em campo. Muito por isso – e vivendo um momento decisivo na reta final da fase de classificação da Série C – diretoria e comissão técnica do Belo decidiram fazer uma avaliação médica geral para saber quais as condições dos jogadores para o confronto do próximo domingo com o ASA, em Arapiraca.

Após a vitória do último domingo, sobre o Confiança, o elenco alvinegro se reapresenta na tarde desta terça-feira na Maravilha do Contorno, já pensando no duelo com o ASA. Mas uma das prioridades do clube é avaliar as condições físicas e clínicas dos atletas, para que o técnico Itamar Schülle tenha noção exatamente de que time vai poder mandar a campo no próximo domingo.

– Dependemos da revisão médica para sabermos as condições de todos os atletas – resumiu o diretor executivo Giovane Martineli.

O que já se sabe é que Itamar Schülle não vai ter problema com suspensões. Na questão disciplinar, todos os jogadores estão à disposição. Inclusive, o zagueiro Marcelo Xavier, que cumpriu suspensão automática na última rodada, já pode ser relacionado.

E, de fato, o momento torna ainda mais importante a plena condição de todos do grupo. A duas rodadas do fim da primeira fase, o Botafogo está na terceira colocação do Grupo A, com 26 pontos, mesma pontuação que o vice-líder Fortaleza e dois abaixo do líder ABC. Mas há pelo menos dois times na cola: Remo e ASA têm 24 pontos e brigam diretamente pelas quatro vagas da chave na próxima fase. 

Ainda assim, o Belo está a apenas uma vitória para se classificar antecipadamente, já que abriria cinco pontos do ASA e atualmente Cuiabá, América-RN e Salgueiro somam 20, 19 e 18 pontos respectivamente e mesmo com vitórias não poderiam mais alcançar o time pessoense.

– Depois do jogo contra o Palmeiras (pela Copa do Brasil), o Botafogo tinha três finais consecutivas na Série C. A primeira já foi vencida (2 a 1 sobre o Confiança). Restam duas decisões (contra ASA e Fortaleza). A partida contra o ASA é a mais importante agora porque é a próxima – comentou Martineli.

defesa do botafogo-pb, marcelo xavier, djava, plínio, botafogo-pb (Foto: Edgley Lemos / GloboEsporte.com/pb)

A prioridade do Botafogo-PB é conseguir a vaga no mata-mata. Mas há um objetivo secundário: caso se classifique entre os dois primeiros colocados, enfrenta na próxima fase um time teoricamente mais fácil do Grupo B e conquista o direito de fazer o segundo jogo do mata-mata do acesso em casa.

– A intenção do clube é conseguir a classificação o mais rápido possível, para depois lutar pelas duas primeiras colocações. Mas sempre pensando em um passo e um jogo de cada vez – finalizou o dirigente.

Botafogo-PB e ASA se enfrentam às 16h do domingo, no Estádio Municipal de Arapiraca. Paraibanos e alagoanos já se enfrentaram uma vez nesta Série C, pela oitava rodada, e o Belo venceu por 2 a 0 no Almeidão.