Geral

Vulcão Santiaguito da Guatemala lança cinzas a 4 mil metros

18/08/2016
Vulcão Santiaguito da Guatemala lança cinzas a 4 mil metros
Vulcão Santiaguito está em constante atividade (Foto: Guatemala's National Seismological Institute/AP)

Vulcão Santiaguito está em constante atividade (Foto: Guatemala’s National Seismological Institute/AP)

O vulcão Santiaguito da Guatemala, que está em constante atividade, lançou uma coluna de cinza que alcançou 4 mil metros sobre o nível do mar.

O porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, informou que esta explosão foi a 79ª neste ano, sendo o período de atividade mais forte do vulcão em abril e maio passado.

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) disse que o vulcão teve a erupção às 8h08 locais (11h08 de Brasília), com estrondos internos e fluxos piroclásticos que descem pelos flancos oeste e sudoeste.

Devido a tal situação, o vulcão, que está situado no departamento de Quetzaltenango, pode lançar cinzas em áreas de São Felipe, Mazatenango e Retalhuleu. Por isso que, é recomendável não permanecer em suas cercanias e cobrir as caixas de água potável.

O Santiaguito e o vulcão de Fuego, situado entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, e o de Pacaya, localizado em Palín (sul), são os mais ativos dos 32 localizados na Guatemala.