Geral

Uso prolongado de maconha não causa várias doenças, diz pesquisa

10/08/2016
Uso prolongado de maconha não causa várias doenças, diz pesquisa

Um ti

Vale lembrar que o estudo refere-se à saúde física e não obteve resultados sobre a saúde mental do paciente. (Foto: Reprodução)

Vale lembrar que o estudo refere-se à saúde física e não obteve resultados sobre a saúde mental do paciente. (Foto: Reprodução)

me de pesquisadores estadunidenses fez um estudo profundo (e demorado) com usuários de maconha a longo prazo e descobriram que o uso da erva não estava associado a uma série de problemas de saúde física, como se pensava antes, a não ser a periodontite.

De acordo com o texto publicado pelo site Mirror, Madeline H Meier e sua equipe, da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, rastreou os hábitos de maconha de 1037 neozelandeses do nascimento até a idade adulta (cerca de 38 anos) para ver os efeitos que lhes causaria como função pulmonar, inflamação sistêmica, níveis de colesterol, pressão arterial, peso corporal, açúcar no sangue e saúde dentária.

Para a surpresa de todos, o uso da maconha não teve efeito negativo sobre qualquer medida de saúde, exceto para a saúde dental. As pessoas que fumavam apresentavam mais doenças na gengiva. O motivo ainda é um mistério, mas concluiu-se que os usuários da erva tinham hábitos de higiene bucal mais precários.

Outro fator interessante da pesquisa é que os usuários estavam com a saúde um pouco melhor,  com uma cintura mais fina, menor índice de massa corporal, melhor perfil lipídico e melhor controle da glicose. O estudo, porém, determinou que estes resultados foram relativamente pequenos, portanto não haveria como recomendar o uso para reduzir medidas.

Em comparação, os usuários de tabaco (cigarros comuns) apresentaram, por um período similar, uma pior saúde periodontal, função pulmonar, inflamação sistêmica, níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade, altos níveis de triglicérides e níveis de glicose, bem como a queda da saúde entre 26 e 38 anos.

Vale lembrar que o estudo refere-se à saúde física e não obteve resultados sobre a saúde mental do paciente, mas outros pesquisadores, que têm focado na mente dos usuários, também não têm comprovado doenças mentais relacionadas diretamente ao uso prolongado de maconha.