Geral

Trump deveria mudar de rumo ou desistir, diz ‘Wall Street Journal’

15/08/2016
Trump deveria mudar de rumo ou desistir, diz ‘Wall Street Journal’
Donald Trump fala durante um evento de campanha em Fairfield, Connecticut, em imagem de arquivo (Foto: Michelle McLoughlin/Reuters)

Donald Trump fala durante um evento de campanha em Fairfield, Connecticut, em imagem de arquivo (Foto: Michelle McLoughlin/Reuters)

O candidato presidencial republicano Donald Trump deve arrumar sua turbulenta campanha até o Dia do Trabalho ou desistir, defende o jornal “Wall Street Journal” nesta segunda-feira (15), em um alerta contundente partindo de uma importante voz conservadora.

“O senhor Trump tem alienado seu partido e não está fazendo uma campanha competente”, opinou o diário em um editorial.

O conselho editorial do jornal, que normalmente favorece os republicanos, vem se mostrando crítico a Trump, mas o alerta desta segunda-feira foi seu ataque mais forte até o momento e ecoou a ansiedade crescente de muitos republicanos a respeito do estado da campanha de Trump.

O empresário nova-iorquino do setor imobiliário, que jamais ocupou um cargo público, se atolou em um lodaçal de polêmicas, e as pesquisas de opinião o mostram atrás de sua rival democrata Hillary Clinton na corrida para a eleição de 8 de novembro.

A “janela para uma reviravolta (de Trump) está se fechando”, disse o “Wall Street Journal”, exortando seus apoiadores a pressionarem o candidato para que adote um já prometido “eixo” de uma postura presidencial e uma campanha mais disciplinada.

“Se eles não conseguirem que o senhor Trump mude de atitude até o Dia do Trabalho, o Partido Republicano não terá escolha além de descartar o candidato, por ser inviável, e se concentrar em salvar as disputas no Senado e na Câmara dos Deputados”, disse o WSJ.

O Dia do Trabalho, comemorado este ano nos Estados Unidos em 5 de setembro, assinala o fim das férias de verão do país e tradicionalmente lança a fase final da longa temporada eleitoral dos EUA.

“Quanto ao senhor Trump, ele precisa parar de culpar todos os outros e decidir se quer se comportar como alguém que quer ser presidente — ou entregar a candidatura a Mike Pence”, disse o jornal em referência ao governador do Estado de Indiana e vice de Trump na chapa presidencial.

Polêmicas
Trump vem provocando polêmicas repetidamente nas semanas transcorridas desde que se tornou oficialmente o candidato presidencial republicano, em julho, apesar dos apelos de líderes partidários para que se concentre em temas que podem lhe garantir a vitória na eleição.    

Aparecendo atrás nas pesquisas feitas em estados muito disputados, Trump passou a se apresentar cada vez mais como uma vítima da mídia.

O “Wall Street Journal” diz que Trump se equivoca ao acreditar que seus comícios barulhentos irão se transformar em votos e que pode livrar a cara contando com as redes sociais ao invés de investir para competir nos estados muito disputados.