Brasil

Subida de trem ao Cristo Redentor é interrompida por queda de árvores

22/08/2016
Subida de trem ao Cristo Redentor é interrompida por queda de árvores
Corcovado (Arquivo/Marcello Casal/Agência Brasil)

Corcovado (Arquivo/Marcello Casal/Agência Brasil)

A ventania que atingiu o Rio neste domingo (21), com ventos chegando a ultrapassar os 122 quilômetros por hora (km/h) no Forte de Copacabana, zona sul do Rio, provocou transtornos à vida na cidade. Pelo menos 15 árvores caíram sobre a rede elétrica do Trem do Corcovado, uma das principais atrações turísticas do Rio. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Todos os anos, mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país.

Segundo o porta-voz do serviço, Ricardo Pina, o trem do Corcovado só deve voltar a funcionar a partir de amanhã (22). Além da desobstrução do trecho, a rede elétrica teve que ser desligada para que fosse feito o serviço na linha, que é energizada. As árvores caíram em um lugar de difícil acesso, o que atrapalha o trabalho de liberação da linha férrea.

Pina informou que as pessoas que já tinham comprado o ingresso podem trocara entrada para terça-feira. Os que desistirem do passeio podem pedir o cancelamento da viagem. Uma outra opção é subir o percurso de vans, que saem do Largo do Machado, Copacabana e Paineiras. A visitação ao alto do Corcovado termina às 19 horas.

Ressaca

O Centro de Hidrografia da Marinha informa que ondas entre 2,5 e 3,5 metros devem atingir o litoral do Rio logo mais À noite, a partir das 21h e o mar deve permanecer de ressaca até amanhã (22), quando as ondas começam a diminuir de intensidade.

A Marinha recomenda que os pescadores evitem sair em pequenas embarcações durante o período de ressaca e que as pessoas evitem permanecer em mirantes, na orla ou em locais próximos ao mar, devido à força das ondas.

Limpeza

A Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) está, desde cedo, fazendo a limpeza das Avenidas Vieira Souto, em Ipanema, e Delfim Moreira, no Leblon, onde o vento jogou areia nas pistas. A Comlurb está fazendo a limpeza das pistas da orla. O trabalho não tem hora para terminar.