Geral

Sesau promove seminário de avaliação dos núcleos municipais de saúde bucal

23/08/2016
Sesau promove seminário de avaliação dos núcleos municipais de saúde bucal
Intenção é melhorar os índices de escovação da população nos municípios alagoanos. Olival Santos

Intenção é melhorar os índices de escovação da população nos municípios alagoanos. Olival Santos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (23) o 2º seminário destinado aos coordenadores municipais de saúde bucal. O encontro aconteceu no auditório da Associação Brasileira de Odontologia (ABO)/AL, no bairro de Jatiúca.

Estiveram presentes 40 municípios que apresentam baixos índices em relação aos indicadores de escovação supervisionada e a relação do número de exodontia (procedimento onde o dente é extraído) e a conclusão desses tratamentos.

Maria de Lourdes Mota, supervisora de saúde bucal da Sesau, destacou que os encontros fazem parte do planejamento anual da secretaria e a cada semestre é realizado um encontro com os coordenadores de saúde bucal para mostrar aos municípios a importância desses indicadores.

“Os indicadores de escovação supervisionada nos municípios estão muito abaixo do que é preconizado pelo Estado e essa é a oportunidade que temos para chamar a atenção dos coordenadores e mostrar a importância de atingir as metas, e com ações simples, que devem ser realizadas pela atenção primária, reduziremos tanto o número de cáries, por meio da escovação supervisionada, como também o número de extrações dentárias que é muito alto em Alagoas”, destacou a supervisora.

Edlaine Soares, coordenadora de saúde bucal do município de Penedo, afirmou que o município vem apresentando melhoras significativas nesses dois últimos anos em saúde bucal.

“Tivemos algumas dificuldades no ano de 2013 e 2014, mas a partir do ano passado conseguimos traçar um perfil da população e trabalhar nas reais necessidades dos usuários, por meio de ações de promoção de saúde, com procedimentos preventivos e curativos para diminuir as extrações e assim evitar as mutilações dentárias”, disse a coordenadora.

Edlaine ainda destaca que estão sendo promovidas visitas domiciliares para observar as crianças e os recém-nascidos do município. “Estamos em busca de casos de lábio leporino, fenda labial e ensinando as mamães na higienização da boca do bebe. Tudo isso tem sido feito como preconiza a coordenação estadual”, finalizou.