Geral

Sesau deve contar com cooperação técnica da Organização Pan-Americana

02/08/2016
Sesau deve contar com cooperação técnica da Organização Pan-Americana

Alagoas tem o propósito de verificar a situação da saúde pública no Estado e definir quais as áreas prioritárias que poderão contar com a cooperação.(Foto: Carla Cleto)

Alagoas tem o propósito de verificar a situação da saúde pública no Estado e definir quais as áreas prioritárias que poderão contar com a cooperação. (Foto: Carla Cleto)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas e a Organização Pan-Americana de Saúde estudam formalizar cooperação técnica e adotar estratégias para melhorar os serviços de saúde prestados ao povo alagoano. Para isso, a gestora da saúde estadual, Rozangela Wyszomirska, discutiu o assunto com o representante adjunto da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Luís Felipe Codina.

Esse é o primeiro encontro do dirigente da instituição internacional com a secretária de Estado da Saúde. Rozangela Wyszomirska falou do trabalho que vem realizando desde o ano passado, quando após avaliação dos indicadores de saúde, foram definidas ações que estão sendo executadas no Estado e que irão contribuir para melhoria da saúde do povo alagoano.

Ainda na reunião, a secretária destacou o projeto Primeira Infância, que está sendo realizado inicialmente em Murici, e que beneficiará a criança desde a gestação até o sexto ano de vida. Apesar das dificuldades financeiras, Rozangela afirmou que o Estado vem cumprindo seu papel, investindo em várias ações de saúde e melhorias dos serviços.

“Já entregamos a reforma da Maternidade Escola Santa Mônica, o governo do Estado pretende construir novos estabelecimentos de saúde. Além da Maternidade de Risco Habitual e da Casa da Gestante e do Bebê, temos a previsão de construirmos um hospital na parte alta de Maceió, que beneficiará centenas de pessoas”, evidenciou Rozangela Wyszomirska.

O representante da OPAS, Luís Felipe Codina, disse que a vinda a Alagoas tem o propósito de verificar a situação da saúde pública no Estado e definir quais as áreas prioritárias que poderão contar com a cooperação da instituição internacional, que já realiza trabalho em conjunto com outros estados, a exemplo de São Paulo. Segundo ele, esse é o primeiro encontro para conhecer a realidade e, futuramente, há a expectativa de viabilizar projetos que podem contemplar gestantes e crianças.

Além da gestora da Saúde estadual e do representante da OPAS, participou da reunião a secretária Executiva de Ações de Saúde, Rosimeire Rodrigues. Os superintendentes da Sesau, D’nart Bastos, Lorela Chiapetta e Cristina Rocha também participaram do encontro, que contou, ainda, com a presença da reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia.