Cidades

Seris e Sedetur fortalecem parceria visando promover artesanato alagoano

13/08/2016
Seris e Sedetur fortalecem parceria visando promover artesanato alagoano
Custodiados produzem materiais artesanais de qualidade, de fácil comercialização. Foto: Jorge Santos

Custodiados produzem materiais artesanais de qualidade, de fácil comercialização. Foto: Jorge Santos

Com foco no fortalecimento do artesanato alagoano, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Helder Lima e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, se reuniram nessa quinta-feira (11). No encontro, foram definidas estratégias para intensificar a divulgação do material produzido na Fábrica de Esperança.

Cerca de 130 reeducandos participam das doze oficinas da Fábrica de Esperança, em funcionamento no complexo penitenciário. São elaborados produtos artesanais usando técnicas de filé, pintura, tornaria e corte e costura. Os recursos oriundos da comercialização dos objetos é destinado ao Fundo Penitenciário do Estado de Alagoas (Funpeal). Existe ainda a exposição dos produtos em feitas nacionais da gerência de Design e Artesanato da Sedetur.

Por meio da parceria com a Sedetur será possível levar um estande com o material produzido pelos reeducandos para expor nas principais feiras de artesanato do país, muitas delas em São Paulo e Minas Gerais. De acordo com o gestor da Seris Marcos Sérgio de Freitas, a ação proporciona mais visibilidade em nível nacional para os trabalhos desenvolvidos na Fábrica de Esperança, no sistema prisional.

“Os custodiados produzem materiais artesanais de qualidade, de fácil comercialização. Além disso, aprendem um ofício que poderão dar continuidade quando ganharem liberdade, trabalhando até mesmo de forma autônoma. A parceria com a Sedetur viabiliza a divulgação do trabalho realizado na Fábrica de Esperança, além de alavancar as vendas dos objetos. Isso valoriza os reeducandos e contribui com a reinserção no convívio com a sociedade”, salienta Freitas.

“O objetivo desta parceria é promover a inclusão social e a reintegração social dos custodiados através da arte. A Sedetur já agrega a produção da Fábrica da Esperança em outros projetos, como o Caminhão Loja e a Semana do Artesão. Agora, pretendemos levar os produtos para feiras e eventos nacionais, com maior visibilidade e alcance de comercialização”, afirmou Helder Lima.

 Dando continuidade as ações, na próxima terça-feira (16), técnicos da gerência de Design e Artesanato da Sedetur estarão realizando a emissão e renovação da carteira do artesão na Fábrica da Esperança, promovendo a valorização dos monitores que trabalham nas oficinas dentro do sistema penitenciário alagoano.