Geral

Seleção olímpica evita assunto Alemanha e crê em nova história

18/08/2016
Seleção olímpica evita assunto Alemanha e crê em nova história
Marquinhos vê derrota da Seleção principal para a Alemanha como aprendizado e motivação para a final olímpica (Foto: Agência Getty Images)

Marquinhos vê derrota da Seleção principal para a Alemanha como aprendizado e motivação para a final olímpica (Foto: Agência Getty Images)

A torcida no Maracanã não segurou a empolgação e gritou que a Alemanha podia esperar que a hora chegaria, antes mesmo da confirmação dos germânicos como adversários do Brasil na final do futebol masculino da Olimpíada. Entretanto, a comissão técnica da seleção toma todo o cuidado para evitar que o duelo no próximo sábado tenha qualquer influência do que aconteceu há dois anos, quando a equipe principal perdeu por 7 a 1 para os europeus no Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo. 

Após a vitória por 4 a 0 sobre Honduras, na quarta-feira, e mesmo nos próximos dias, não houve nem deve haver conversa específica com os jogadores sobre a dimensão que ganhou o duelo com a Alemanha. Embora a lembrança do último encontro entre os dois países no futebol seja inevitável, a comissão trata a final como coincidência e não quer trazer referências do passado para a partida. A tese é de que o jogo que decidirá a medalha de ouro é uma nova história, sem relação com o jogo anterior. 

Entre os jogadores, o discurso está afinado. Antes mesmo do jogo entre Alemanha e Nigéria, vencido por 2 a 0 pelos germânicos, os atletas minimizaram o possível encontro com os europeus. Quem mais se estendeu sobre o assunto foi o zagueiro Marquinhos, que tratou o jogo da Seleção principal como um aprendizado para o time olímpico. 

– A gente tem que pegar tudo que passou como aprendizado. A Alemanha vem muito bem taticamente, tem o melhor ataque da competição, mas temos que encarar esse jogo pensando em nós, na nossa mentalidade, na nossa dedicação. Deixar de lado todos esses fatos históricos que aconteceram e pegar como aprendizado e motivação – afirmou o defensor.    

Brasil e Alemanha disputam a medalha de ouro do futebol masculino da Olimpíada no próximo sábado, às 17h30 (de Brasília), no Maracanã. A seleção olímpica treina nesta quinta-feira no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, às 16h30.