Cidades

Sedetur apresenta diferenciais competitivos de Alagoas em São Paulo

17/08/2016
Sedetur apresenta diferenciais competitivos de Alagoas em São Paulo
adeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas é formada por cerca de 100 indústrias. Divulgação

adeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas é formada por cerca de 100 indústrias. Divulgação

Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) e representantes da Braskem visitaram nesta terça-feira (16), uma grande indústria química de São Paulo, fabricante de produtos de higiene.

Na ocasião, o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Sedetur, André Luiz Gomes, mostrou o funcionamento da Cadeia da Química e do Plástico (CPQP) em Alagoas e apresentou os diferenciais competitivos do Estado para o setor.

“Alagoas dispõe de matéria-prima, petroquímicos e produtos intermediários e finais da cadeia produtiva, o que facilita a vida do empresário do setor que quer se instalar no Estado, reduzindo custos com insumos e logística. Além disso, a reformulação do Prodesin posicionou Alagoas entre os estados mais competitivos do país para a atração de indústrias”, explicou André Gomes.

O Novo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) oferece vantagens às empresas que queiram se instalar em Alagoas, como o diferimento do ICMS sobre os bens destinados ao ativo fixo, a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural. O Estado reduz, ainda, em 92% o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados.

CPQP

Em Alagoas, a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico é formada por cerca de 100 indústrias. A Braskem é a maior produtora de PVC da América Latina, com uma produção anual de 450 mil toneladas. Além da indústria, o setor químico-plástico do Estado conta com outros empreendimentos referenciais no segmento, como a Tigre ADS, Krona Tubos e Conexões e Corplastic.

O Estado conta ainda com o Núcleo de Tecnologia do Plástico, responsável por fornecer mão de obra qualificada ao setor, formando, em média, 400 profissionais por ano.