Geral

Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com a saúde do homem

03/08/2016
Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com a saúde do homem
O homem é mais propenso a se envolver em episódios violentos sendo o principal agressor e vítima. (Foto: Carla Cleto)

O homem é mais propenso a se envolver em episódios violentos sendo o principal agressor e vítima. (Foto: Carla Cleto)

Apesar do aumento por assistência e cuidados preventivos, os homens ainda negligenciam a própria saúde. E para alertar essa parcela da população a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta para os cuidados e ações que devem ser adotados por eles para garantir uma vida mais saudável.

 

De acordo com o médico e responsável técnico pelo setor de saúde do homem da Sesau, Marcos Martins, o homem ainda possui uma expectativa de vida menor do que a mulher. “Este fato se deve principalmente à falta de cuidado que os homens exibem quase como uma característica cultural”, explicou o médico.

 

O homem possui uma expectativa de vida menor que a mulher, sendo o primeiro lugar no ranking da mortalidade humana, com uma expectativa de vida 7,3 anos menor que a da mulher de acordo com dados do IBGE.  

 

“Em Alagoas a principal causa de morte entre jovens de 15 a 35 anos é a violência, em segundo vem às doenças cardiovasculares. O homem é mais propenso a se envolver em episódios violentos sendo o principal agressor e vítima dessas situações”, destacou Marcos Martins. 

 

O médico explicou que os homens devem adotar um estilo de vida mais saudável com a prática de exercícios físicos regulares, a alimentação balanceada, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros. “O homem deve procurar as unidades de saúde da Atenção Básica preventivamente, onde serão orientados sobre os exames e cuidados que devem adotar”.

 

Já a médica geriatra da Sesau, Helen Arruda, ressaltou que a diferença entre a expectativa de vida do homem em relação à mulher é ainda maior em Alagoas. “No Estado as mulheres possuem uma expectativa de vida de 75,3 anos em contraste com os homens que alcançam, em média, 65,8 anos.

 

“Alagoas possui uma diferença de 9,5 anos, bem maior do que a média nacional, os homens precisam internalizar o cuidado com a saúde e adotar a prevenção como estilo de vida”, ensinou a médica.