Geral

Saúde realizará seminário sobre cuidado com a pessoa com deficiência

19/08/2016
Saúde realizará seminário sobre cuidado com a pessoa com deficiência
Microcefalia será um dos temas do seminário promovido pela Sesau. Carla Cleto

Microcefalia será um dos temas do seminário promovido pela Sesau. Carla Cleto

Em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoverá um seminário sobre o cuidado a pessoas com deficiência, destinado a profissionais das equipes dos Centros Especializados de Reabilitação (CER) e dos serviços intermunicipais de reabilitação. Será na próxima quinta-feira (25), a partir das 8h, no miniauditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Durante o encontro haverá a palestra “Microcefalia, um desafio atual”, ministrada pela fisioterapeuta e supervisora da pessoa com deficiência da Sesau, Renata Bulhões, além da mesa-redonda sobre o acesso com qualidade na saúde para os pacientes que possuem algum tipo de deficiência.

Renata ressalta que em Alagoas as crianças nascidas com a microcefalia recebem atendimento, acolhimento e os familiares têm acesso a orientações nos centros especializados de reabilitação.

“As crianças nascidas com microcefalia ou outras alterações neurológicas, em Alagoas, são assistidas pelos Centros Especializados de Reabilitação. Os centros contam uma equipe multidisciplinar preconizada pelo Ministério da Saúde e com a presença de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, neurologistas, assistentes sociais e psicólogos, para fazer a estimulação física, auditiva, neurológica e intelectual nessas crianças”, ressaltou a supervisora.

De acordo com Marta Chaves, assistente social e técnica da Supervisão de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, o seminário servirá para capacitar os profissionais que trabalham nos centros especializados.

“Teremos uma mesa-redonda que tratará sobre a garantia do acesso dando uma visão interssetorial sobre o assunto com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social para esclarecer sobre o benefício de prestação continuada e do conselho tutelar, para orientar sobre os direitos dessas crianças”, destacou a técnica da Sesau.