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‘Pokémon Go’: usuários da Claro relatam problemas para acessar jogo
Usuários da Claro reclamam nas redes sociais que não estão conseguindo jogar “Pokémon Go” através da rede de dados da operadora nesta quarta-feira (10). Tanto que a hashtag #ClaroSemPokemonGo, usada para reunir os relatos, está entre as mais populares do Twitter no Brasil.
De acordo com os jogadores, o game para smartphones carrega o mapa, mas não apresenta criaturas, ginásios ou pokéstops. O problema não acontece quando a conexão se dá por uma rede WiFi.
Muitos acusam a empresa de traffic shaping, prática que prioriza o tráfego de dados para alguns aplicativos — enquanto bloqueia outros.
Já algumas pessoas especulam que talvez a desenvolvedora do jogo, a Niantic, tenha banido os IPs utilizados pela Claro por engano. Se a operadora utilizar poucos números para as tentavias de conexão de todos os seus usuários, a desenvolvedora poderia pensar que se tratam de programas automatizados — o que é proibido em suas políticas.
A Claro não respondeu a um pedido de posicionamento, feito às 20h10.
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