Geral

Nesta terça (30) exposição vai evidenciar trabalhos realizados por Pessoas com Deficiência

29/08/2016
Nesta terça (30) exposição vai evidenciar trabalhos realizados por Pessoas com Deficiência
Fotos: Clara Cleto

Fotos: Carla Cleto

Em alusão ao mês da pessoa com deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta terça-feira (30), a partir das 10h, uma exposição no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras. A ação, que é aberta ao público e vai ocorrer até às 19h, irá apresentar o trabalho realizado nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), que atendem pessoas portadoras dos mais diversos tipos de deficiência.

Com esta iniciativa, a Supervisão de Cuidado à Pessoa com Deficiência da Sesau pretende apresentar aos alagoanos o trabalho de tratamento, reabilitação e reinserção social desenvolvido pelos CERs. Em Alagoas são nove unidades habilitadas, sendo seis em Maceió e três em Arapiraca, que atendem pessoas dos 102 municípios, a exemplo das crianças com microcefalia.

“Queremos, com esta iniciativa, mostrar que a pessoa com deficiência pode e deve levar uma vida participativa e inclusiva. Também pretendemos evidenciar e mostrar que existem unidades públicas e de qualidade que são especializadas no tratamento e reabilitação física e intelectual de pessoas com deficiência”, salientou a supervisora do Cuidado à Pessoa com Deficiência, Renata Bulhões.

Renata Bulhões

Renata Bulhões

Programação – O primeiro ato da exposição será uma palestra proferida por técnicos do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), sobre a atuação multiprofissional na reabilitação do paciente ostomizado e sobre a aplicação de toxina botulínica. Na sequência acontece a apresentação do Grupo Afrolozzi, formado por pacientes da Associação Pestalozzi de Maceió.

Posteriormente usuários da Associação Pestalozzi de Arapiraca irão apresentar o Projeto Encurtando Distâncias. A exposição continua com a apresentação do Balé e da Capoeira Inclusiva da Associação Pestalozzi de Maceió, seguida por um Recital de Poemas encenado por integrantes do grupo de surdos da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).

Paralelo às apresentações, irá ocorrer uma Oficina de Construção de Brinquedos. Na sequência será realizada uma palestra sobre reabilitação infantil, apresentação do material de órteses e próteses, bolsa de colostomia e prótese mamária. Em seguida, será realizada uma oficina com estudantes da Universidade de Ciências da Saúde Alagoas (Uncisal).

Na sequência vai ser realizada uma apresentação do Coral do Grupo Carmé, formada por mastectomizadas da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). O evento será encerrado com a apresentação do Grupo de Dança de Intelectuais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maceió.