Geral

Mudança no HGE deve trazer melhorias e ampliação dos serviços de Alta Complexidade

11/08/2016
Mudança no HGE deve trazer melhorias e ampliação dos serviços de Alta Complexidade
Rozangela Wyszomirska, durante entrevista ao Jornal Dia, exibido às 13h30 pela TV Ponta Verde

Rozangela Wyszomirska, durante entrevista ao Jornal Dia, exibido às 13h30 pela TV Ponta Verde. Fotos: Olival Santos

O Hospital Geral do Estado (HGE) irá passar por melhorias na assistência à saúde da população e na sua gestão. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (10), pela secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, durante entrevista ao Jornal Dia, exibido às 13h30 pela TV Ponta Verde, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Ela assegurou que a mudança no modelo de gestão não representa privatização em hipótese alguma. Segundo a gestora da Saúde Estadual, neste primeiro momento não haverá transferência da administração da unidade hospitalar para uma Organização Social de Saúde (OSS).

“O HGE não será privatizado. O que estamos promovendo é a melhoria na assistência à saúde, reorganizando e implantando novos serviços, segundo determinou o governador Renan Filho. Ele solicitou a melhoria dos serviços que existem e a implantação de outros para beneficiar a população”, frisou a gestora em resposta à jornalista Juliana dos Anjos, âncora do telejornal.

Nessa primeira fase, conforme destacou a secretária, não haverá transferência de gestão para Organização Social de Saúde. Rozangela Wyszomirska explicou que há uma proposta de trabalho, ainda em estudo, para realizar esta mudança, mas só deverá ocorrer em 2017.

“A proposta de transferência da gestão para uma OSS está sendo estudada por um grupo na Sesau, dentro do que determina a Lei e a Constituição. Não haverá venda para a iniciativa privada e nem a implantação de convênios”, assegurou a secretária, ao tranquilizar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária salientou também durante a entrevista à TV Ponta Verde, que diversas instituições privadas trabalham em parceria com o SUS já há alguns anos, a exemplo dos leitos de risco habitual que são contratualizados na rede particular e filantrópica, porque não existem leitos suficientes no setor público. Segundo Rozangela Wyszomirska, essa prática é assegurada pela Lei 141.

Ainda sobre as mudanças no HGE, a secretária de Estado da Saúde anunciou que além de organizar os serviços, haverá mudanças na estrutura física. A primeira acontecerá na porta de entrada clínica, que terá também um espaço destinado à Cardiologia, além da ampliação dos serviços de Alta Complexidade.