Geral

Grupo A da Série C vive alternância na liderança e disputa acirrada pelo G4

30/08/2016
Grupo A da Série C vive alternância na liderança e disputa acirrada pelo G4
Remo está na disputa por uma vaga na próxima fase da Série C (Foto: Akira Onuma/O Liberal)

Remo está na disputa por uma vaga na próxima fase da Série C (Foto: Akira Onuma/O Liberal)

A vitória diante do Remo fez o ABC saltar da quarta para a primeira colocação do Grupo A da Série C do Brasileiro. O Leão paraense, por outro lado, saiu da liderança para o quarto lugar na tabela. Essa alternância, aliás, é uma característica da chave que envolve os clubes do Norte, Nordeste e Mato Grosso. Ao longo das 15 rodadas da fase de classificação, seis equipes se revezaram na liderança, enquanto que oito delas já estiveram no G4 que garante vaga às quartas de final.

O Fortaleza foi o time que mais vezes esteve como líder do Grupo A da Terceirona: oito. Botafogo-PB e América-RN chegaram ao topo da tabela em duas oportunidades, enquanto que ASA, Remo e ABC garantiram a primeira colocação uma vez cada. Confiança, River-PI, Cuiabá e Salgueiro nunca estiveram na liderança.

Quando o assunto é o G4 – posição que leva ao mata-mata decisivo por um lugar na Série B do ano que vem -, Fortaleza e Bota largam na frente até aqui. Das 15 rodadas, cearenses e paraibanos estiveram entre os quatro primeiros por 13 vezes, se tornando os favoritos por uma das quatro vagas à fase seguinte. Atualmente na quinta colocação, o ASA figurou no grupo em 10 oportunidades. Remo (nove), ABC (sete), América (quatro), Salgueiro (três) e Confiança (uma) fecham o grupo de clubes que já ficaram nas primeiras colocações. River e Cuiabá nunca alcançaram a zona de classificação às quartas na temporada.

Grupo A mantém disputa acirrada pelas quatro vagas

Faltando três partidas para o final da fase de classificação da Série C, a Chave A mostra uma disputa equilibrada pelas quatro vagas ao mata-mata. A distância do primeiro colocado para o quinto é de apenas dois pontos. O primeiro “pelotão” apresenta ABC (25 pontos), Fortaleza (25), Botafogo (23), Remo (23) e ASA (23).

O segundo grupo que segue com chances de classificação é formado por América (19 pontos), Cuiabá (17), Salgueiro (17) e Confiança (16). O River, em último lugar com 12 pontos, apenas briga contra o rebaixamento à Quarta Divisão de 2017 e não tem mais chances matemáticas de chegar ao G4.