Geral

Governo do Estado homenageia medalhistas do Jeal 2016

25/08/2016
Governo do Estado homenageia medalhistas do Jeal 2016
Jeal é considerado o maior evento esportivo escolar de Alagoas. Fotos: Valdir Rocha

Jeal é considerado o maior evento esportivo escolar de Alagoas. Fotos: Valdir Rocha

O Governo do Estado homenageia nesta sexta-feira (26) 130 alunos da rede pública estadual que conquistaram medalhas na edição 2016 dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). A solenidade acontece às 10h, no auditório Aqualtune, localizado no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió.

O evento conta com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, e do vice-governador e do secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa. O coordenador do Jeal, Henrique Rocha Vilela, conta que o evento superou as expectativas da organização em vários aspectos.

“Este ano tivemos 5300 alunos/atletas competindo nas três etapas dos Jogos, um número superior ao do ano passado, quando cerca de 4500 estudantes participaram. A edição de 2016 também proporcionou e incentivou a prática esportiva em regiões que nunca haviam participado da competição antes”, avalia Vilela.

Marco- O Jeal é considerado o maior evento esportivo escolar de Alagoas, onde unidades das redes públicas e privadas de ensino, dos 102 municípios do Estado, competem entre si. Em 2016, o número de atletas participantes chegou a 5.630, um acréscimo de quase 1000 pessoas em relação ao ano anterior. Ao todo, 14 modalidades foram disputadas nas modalidades infantil e juvenil masculinos e femininos em três etapas – regional, interregional e estadual.

Paralelamente ao Jeal, realizado de 30 de julho a 5 de agosto, houve a disputa dos Jogos Paraescolares, que mostraram que o esporte também é um ambiente inclusivo. Os alunos que competiram na bocha e atletismo se destacaram, demonstrando muita dedicação e força durante as competições.

As equipes vencedoras do Jeal representarão Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) que serão disputados em João Pessoa (PB) em setembro (19 a 29 – categoria 12 a 14 anos) e novembro (10 a 19 – categoria 15 a 17 anos). A etapa nacional dos Jogos Paraescolares será realizada em novembro em São Paulo.