Geral

Gigantes em xeque: Brasil, Alemanha e Argentina tentam evitar vexames

10/08/2016
Gigantes em xeque: Brasil, Alemanha e Argentina tentam evitar vexames
Veja o que cada uma precisa fazer para ir às quartas de final dos Jogos. (Foto: Reprodução/Internet)

Veja o que cada uma precisa fazer para ir às quartas de final dos Jogos. (Foto: Reprodução/Internet)

Os três são gigantes. Um é o dono da casa e entrou nos Jogos como grande candidato ao título. A outra é a atual campeã mundial. O terceiro tem dois ouros olímpicos recentes (2004 e 2008) e sempre entra favorito em campo. Mas Brasil, Alemanha e Argentina correm risco de dar adeus ao futebol masculino dos Jogos do Rio nesta quarta-feira.

Vaiado nas duas partidas em Brasília (0 a 0 com África do Sul e Iraque) e com Neymar bastante questionado pela torcida, o time de Rogério Micale enfrenta a líder Dinamarca (quatro pontos) às 22h, na Fonte Nova, em Salvador, pelo Grupo A, e garante a classificação às quartas se vencer.

Neymar Treino Seleção Brasileira Olímpica (Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)

”Ainda sem brilhar na Rio 2016, Neymar tem teste de fogo contra a Dinamarca (Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)”

Mas o destino do Brasil pode ser decidido na sorte. A seleção tem campanha idêntica ao Iraque, que pega a África do Sul na Arena Corinthians, em São Paulo, no mesmo horário: dois pontos, nenhum gol marcado e nenhum sofrido. Assim, estão iguais também em todos os critérios de desempate. Se os dois países vencerem pelo mesmo placar, os dois se classificam, mas o primeiro lugar terá que ser resolvido no sorteio. Caso os dois empatem também com placar igual, a decisão na bolinha será para resolver que avançará em segundo (os dinamarqueses terão garantido a liderança) e quem será eliminado. Se os dois empatarem com resultados diferentes, passa quem ficar mais gols.

Ao contrário do Brasil, a Alemanha já balançou a rede no Grupo : 2 a 2 com o México e 3 a 3 com a Coreia do Sul. Mas também ainda não venceu e só tem dois pontos, atrás de coreanos e mexicanos (quatro pontos). Para conseguir a vaga nas quartas, os alemães voltarão pela primeira vez a um palco bem especial: o Mineirão, onde em 2014 o time principal goleou o Brasil por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo. O jogo contra Fiji começa às 16h, com transmissão ao vivo no SporTV 11.

Para se classificar sem depender do resultado de México x Coreia, a Alemanha precisa golear com diferença de cinco gols (no momento, tem saldo zero, enquanto os mexicano estão com quatro). Se empatar com o fraco Fiji, os campeões do mundo voltam mais cedo para casa.

Já a Argentina faz jogo de vida ou morte com Honduras no Grupo D, às 13h, em Brasília, com transmissão ao vivo do SporTV 2. As duas seleções têm três pontos, atrás de Portugal (seis). Quem vencer, avança às quartas. Empate classifica os hondurenhos.

Headers_olimpiadas_fut_masc_grupo-a (Foto: editoria de arte)

22h – DINAMARCA x BRASIL
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador
Transmissão: GloboEsporte.com, TV Globo e SporTV

O 7 a 1 em casa, eliminações na Copa América e… O adeus precoce na Olimpíada? É contra isso que a seleção brasileira vai lutar nesta quarta-feira em Salvador. Para se classificar e evitar o vexame dar adeus aos Jogos ainda na fase de grupos, a equipe de Rogério Micale precisa vencer a Dinamarca. Um empate mantém as chances da equipe, desde que Iraque e África do Sul também empatem, mas com menos gols do que o Brasil.

A questão é que o Brasil ainda não fez gol na Olimpíada. Foram dois empates em 0 a 0, contra África do Sul e Iraque. O técnico Rogério Micale acenou com possíveis mudanças no time, mas garantiu que não vai abrir mão de seus conceitos. O apoio da torcida baiana é outro trunfo com o qual o time conta – em Brasília, a relação com as arquibancadas não foi das melhores. 

O Brasil tem um desfalque: Thiago Maia está suspenso. Para seu lugar, Micale testou Rodrigo Dourado e Walace no último treino. Outra possibilidade de mudança é a entrada do atacante Luan no lugar de Felipe Anderson.

22h – ÁFRICA DO SUL x IRAQUE
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo
Transmissão ao vivo: SporTV 11

Tudo indefinido no Grupo A do futebol masculino. Enquanto Brasil (2º colocado com dois pontos) e Dinamarca (1ª colocada com quatro pontos) duelam em Salvador, Iraque e África do Sul entram em campo na Arena Corinthians sonhando com a classificação para a próxima fase.

Como os dois primeiros colocados se enfrentam, o Iraque precisa de uma vitória simples para avançar. Lanterna do grupo, a África do Sul tem a obrigação de superar os iraquianos por dois gols de diferença para garantir a vaga sem a necessidade de uma combinação de resultados.

– Nossa expectativa é a melhor possível, temos a chance de fazer história na África do Sul, estamos focados nisso. Sabemos que será um jogo difícil, precisamos ter concentração. Tomara que consigamos – disse o atacante sul-africano Tyroane Sandows.

Headers_olimpiadas_fut_masc_grupo-b (Foto: editoria de arte)

19h – COLÔMBIA x NIGÉRIA
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo
Transmissão ao vivo: SporTV 11   

Já garantida nas quartas de final, a Nigéria, que tem 100% de aproveitamento, vai poupar alguns jogadores nesta quarta-feira, em São Paulo. Do outro lado, a Colômbia, que vem dois empates, precisa de um resultado positivo para manter vivo o sonho do ouro olímpico no futebol masculino.

– Nós estamos com a disposição plena de jogar a classificação. Tratar de melhorar, queremos esse objetivo. As três seleções são muito fortes. (A Nigéria) é uma seleção de nível. Teve problemas de organização, mas estão bem servidos de jogadores – disse o técnico colombiano Carlos Restrepo.

 

19h – JAPÃO x SUÉCIA
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador

Mesmo com apenas um ponto conquistado, Japão e Suécia se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), com o sonho de conquistar a classificação para as quartas de final. Para tanto, basta um triunfo na Arena Fonte Nova e torcer contra a Colômbia, que enfrenta a Nigéria no mesmo horário, na Arena Corinthians, em São Paulo. A seleção japonesa ocupa a terceira posição do Grupo B e vem de um empate com a Colômbia. A Suécia, lanterna da chave por conta do número de gols marcados, foi derrotada pela Nigéria no último fim de semana.

Headers_olimpiadas_fut_masc_grupo-c (Foto: e)

16h – FIJI x ALEMANHA
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Transmissão ao vivo: SporTV 11   
   

Lá vêm eles de novo! Alemanha e Mineirão se reencontram nesta quarta-feira, a partir das 16h (de Brasília). A seleção de Fiji, que sofreu 13 gols nos dois primeiros dois jogos e marcou apenas um, deverá ser o fiel da balança para a classificação do Grupo C.

Com dois pontos ganhos, os alemães precisam da vitória e de um placar elástico para passar à próxima fase. E o técnico Horst Hubresch quer evitar a aposentadoria precoce, já que deixará o cargo após a participação da Alemanha na Olimpíada 2016.

Serge Gnabry Alemanha x Coreia (Foto: Reuters)

”Serge Gnabry tenta evitar a eliminação precoce da Alemanha nos Jogos do Rio (Foto: Reuters)”

16h – CORÉIA DO SUL x MÉXICO
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília

Peralta Mexico  (Foto: Reprodução/Twitter)

Atuais campeões olímpicos, os mexicanos chegam a Brasília desfalcados da estrela do título em Londres, Uribe Peralta, que sofreu uma fratura no nariz e foi cortado da Rio 2016 (Pizarro também está fora, por ter fraturado o perônio da perna direita). Apesar das baixas, o técnico Raul Gutiérrez espera que o espírito do time se sobreponha às perdas no plantel na partida desta noite, quando o México enfrenta a Coréia do Sul, às 16h, no Estádio Mané Garrincha.

– Nosso espírito competitivo está intacto. Peralta e Pizarro são grandes pessoas além de serem grandes atletas. Temos uma partida importante e vamos sentir falta deles – admitiu.

Líder do grupo por conta do saldo de gols, mas empatado com os mexicanos com quatro pontos, os sul-coreanos esperam que os vacilos nas partidas anteriores não sejam um problema para a equipe.

 

– No jogo contra a Alemanha, tínhamos que ter ganhado para ter uma partida confortável na rodada seguinte. Foi um último minuto frustrante e agora temos um jogo apertado em que as duas equipes precisam da vitória para garantir a classificação – apontou o técnico Taeyong Shin. Ele se referia às chances da Alemanha de avançar às quartas de final.

Headers_olimpiadas_fut_masc_grupo-d (Foto: editoria de arte)

13h – PORTUGAL x ARGÉLIA
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Transmissão ao vivo: SporTV 11

Líder da chave, Portugal espera manter os 100% de aproveitamento no grupo e fechar a participação na 1ª fase com a terceira vitória em três jogos. O jogo contra a Argélia coloca frente a frente o líder contra o lanterna do Grupo D.

Pelo fato de os argelinos não terem mais ambição nenhuma na competição e Portugal já estar classificado, o técnico Rui Jorge mandará a campo uma equipe recheada de alterações com relação ao time que atuou nos dois primeiros jogos. Um time misto para utilizar jogadores que não vêm atuando e descansar os titulares visando às quartas de final.

13h – ARGENTINA x HONDURAS
Estádio: Mané Garrincha, em Brasília
Transmissão: SporTV 2 (a partir de 13h30)

Uma seleção tradicional no cenário mundial, mas que viveu um início claudicante no torneio olímpico masculino e um time de menor expressão, mas que vive grande momento. Essa será a tônica do jogo entre Argentina e Honduras, que se enfrentam nesta quarta-feira, às 13h, no Estádio Mané Garrincha, no primeiro jogo da rodada dupla do dia. Afundado em uma crise institucional, o futebol argentino por pouco não ficou de fora da Olimpíada. Na estreia, a equipe foi batida por Portugal por 2 a 0. A recuperação veio na vitória de virada sobre a Argélia, que deixou a equipe com chances de lutar pela classificação em Brasília.

Calleri Portugal x Argentina (Foto: Reuters)

– Estamos diante de uma prova, uma linda prova. Uma prova de caráter e inteligência para jogar. Não tenho medo de perder. A única coisa que não te dá a revanche é a vida, o futebol

Do lado hondurenho, a expectativa é de manter o padrão de jogo que a equipe vem apresentando. O time estreou com uma vitória no movimentado duelo contra a Argélia, por 3 a 2, mas perdeu para Portugal na rodada seguinte. O técnico Jorge Luis Pinto, o mesmo que comandou a Costa Rica na surpreendente campanha dos Ticos na Copa do Mundo, aponta que a equipe não deve ter mudanças para enfrentar a seleção albiceleste. O técnico, entretanto, detonou o horário da partida.

– Vamos ratificar algumas coisas que já vínhamos fazendo. A estrutura em campo vai permanecer. Seremos o time que sempre fomos, mas queremos aumentar nosso controle da partida. Sou respeitoso às decisões da Fifa e do Comitê, mas esse horário não pode. Levamos 55 minutos para irmos do hotel ao estádio. Conheço Brasília e sei que não demora isso tudo. Não é prático. Me surpreende um horário como esse.