Geral

Flórida confirma mais 10 transmissões locais do vírus da zika

01/08/2016
Flórida confirma mais 10 transmissões locais do vírus da zika
Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, em laboratório dos Estados Unidos (Foto: Alvin Baez /Files/Reuters)

Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, em laboratório dos Estados Unidos (Foto: Alvin Baez /Files/Reuters)

O estado da Flórida confirmou mais 10 casos de transmissão do vírus da zika causados por mosquitos locais, nos Estados Unidos. O governo pediu aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) que enviem especialistas para investigar o surto na região.

Com o registro desses novos casos, o estado norte-americano tem 14 casos autóctones do vírus da zika, segundo divulgou nesta segunda-feira (1º) o governador da Flórida, Rick Scott.

Scott disse que também pediu aos CDC que ativem o time de resposta emergencial para ajudar o Departamento de Saúde da Flórida e outros parceiros na investigação, além de garantir mais esforços em coletas de amostras e no controle de mosquitos.

Essa equipe será composta por especialistas em saúde pública e deverá aumentar os esforços de resposta da Flórida, disse o governador.

Pouco tempo após o anúncio de mais 10 casos, os CDC incluíram a região sul da Flórida na lista de destinos onde os visitantes devem tomar precauções adicionais devido ao risco de contrair zika.

Todos os casos autóctones foram registrados nesta área de risco, localizada ao norte do centro de Miami e a um raio de aproximadamente 1,6 quilômetros.

“Recomendamos às mulheres grávidas que evitem viajar para essa região e às que trabalham ou vivem no local que façam todos os esforços para evitar as picadas do mosquito e o contágio sexual da doença”, disse em entrevista coletiva o diretor dos CDC, Tom Frieden.

Outros 4 casos
A Flórida começou a investigar o primeiro caso suspeito de transmissão local no dia 7 de julho, de acordo com a porta-voz dos CDC, Kathy Harben. Os Centros só ficaram a par da investigação em 18 de julho, um dia antes de o estado anunciar uma possível transmissão local.

Na sexta-feira (29), as autoridades de saúde da Flórida confirmaram os quatro primeiros prováveis casos de zika causados por mosquitos locais, primeiro sinal que o vírus está circulando no território americano. Até então, os casos registrados tinham ocorrido por pessoas que viajaram a regiões afetadas, ou que mantiveram relação com alguém que foi à países epidêmicos.