Geral

Febre Pokémon faz PM publicar dicas de segurança para caçadores no AC

13/08/2016
Febre Pokémon faz PM publicar dicas de segurança para caçadores no AC
Polícia Militar postou dicas para que jogadores fiquem em segurança ao caçar Pokémons (Foto: Francisco Nerilson Ribeiro/Polícia Militar do Acre)

Polícia Militar postou dicas para que jogadores fiquem em segurança ao caçar Pokémons (Foto: Francisco Nerilson Ribeiro/Polícia Militar do Acre)

Desde o lançamento de “Pokémon GO” no Brasil alguns jogadores passaram por situações inusitadas e chegam a se arriscar para capturar os monstrinhos e “pokébolas”. Por isso, a Polícia Militar do Acre (PM-AC) fez uma postagem em sua página oficial no Facebook dando dicas para os aspirantes a mestre Pokémon. Na publicação, a PM-AC pede que locais afastados e mal iluminados sejam evitados para garantir a segurança dos jogadores.

O capitão Felipe Russo, chefe da assessoria de comunicação da PM-AC, relata que desde o lançamento do aplicativo os oficiais têm percebido um aumento no número de vítimas que tiveram os celulares furtados e roubados quando estavam jogando.

Porém, explica que ainda não possuem os dados fechados e analisam as ocorrências desse tipo de crime.

“Não podemos ignorar esse novo movimento, é uma febre que está surgindo principalmente entre os jovens. Esse jogo captura muito a atenção do jogador, ele fica vidrado e esquece do que está acontecendo ao redor dele. Esse crime já vinha em uma crescente e a situação piorou, pois o aparelho pode ser transportado facilmente, geralmente tem um valor elevado e pode ser trocado ou vendido para receptadores”, destaca.

Alerta
O capitão faz ainda um alerta para os jogadores que se conhecem em grupos que possuem o jogo como tema e marcam encontros. Segundo ele, alguns ladrões podem utilizar a tática para cometer furtos e roubos. Outro pedido é que os caçadores não entrem em propriedades privadas, pois, mesmo que queiram apenas capturar um Pokémon, podem ser presos por invasão a domicílio.

“Andar em grupo é uma medida de segurança, mas quando você anda com pessoas que conhece. Pedimos que não se encontrem com estranhos, pois pode ser um golpe e quando a pessoa percebe a situação é tarde demais. Também é bom evitar ficar na rua até tarde da noite”, destaca.

Espaços para jogar em Rio Branco
“Pokémon Go”, foi lançado no Brasil na  quarta (3). Na capital acreana, pontos turísticos, como a Catedral Nossa Senhora de Nazaré, o Palácio Rio Branco e a Biblioteca Pública, todos no Centro, têm sido ocupados por jogadores ávidos por capturar os monstros de bolso.

Os espaços são “ginásios Pokémons”, locais onde os jogadores batalham entre si para capturar o maior número e também o mais raros pokémons.

Existem ainda, os “PokéStop” pontos espalhados pela cidade para os usuários se encontrarem, a sede da Advocacia Geral da União, também no Centro e a Igreja Santa Inês, no bairro Bosque, fazem parte desse grupo.

Entenda o caso
Está confuso sobre o que é “Pokémon Go”? Não sabe jogar o game? Clique aqui que o G1ensina o basicão. Seu celular não roda o jogo?Veja aqui os requisitos e algumas das principais dúvidas relacionadas.

Disponível para aparelhos Android (clique aquipara baixar) e iOS (clique aqui para baixar), “Pokémon Go” usa dados do Google Maps para espalhar monstrinhos, PokéStops e ginásios pelas ruas da sua cidade.

Os pokémons aparecem aleatoriamente pelo mapa, respeitando um nível de raridade e algumas condições geográficas. Monstrinhos de água, por exemplo, tendem a surgir perto de rios, lagos e mares. A ideia é que você ande por aí para encontrá-los e capturá-los. E para isso, basta arrastar a pokébola que aparece na parte de baixo da tela na direção do pokémon.