Política

Fala de ministro da Saúde provoca críticas da própria filha

12/08/2016
Fala de ministro da Saúde provoca críticas da própria filha
Deputada Maria Victoria criticou declaração do pai, o ministro da Saúde Ricardo Barros (Foto: G1)

Deputada Maria Victoria criticou declaração do pai, o ministro da Saúde Ricardo Barros (Foto: G1)

A declaração do ministro da Saúde, Ricardo Barros, de que os homens vão menos ao médico porque trabalham mais, levou a própria filha do ministro, a deputada estadual Maria Victoria Borghetti Barros (PP-PR), a criticar a afirmação do pai nesta quinta-feira (11). “Trabalhamos 5 horas a mais na semana que os homens”, reagiu a filha, acrescentando ainda que as mulheres fazem “jornada dupla de trabalho, quando voltam para casa”.

A fala do ministro também ocorreu nesta quinta, durante anúncio da criação de um plano para aumentar as estatísticas de atendimento a homens na rede pública de saúde do Brasil. Para Barros, os homens vão menos aos serviços de saúde porque trabalham mais. “Eu acredito que é uma questão de hábito. Os homens trabalham mais, são os provedores da maioria das famílias e não acham tempo para a saúde preventiva. Isso precisa ser modificado”, disse.

A filha reagiu à declaração do pai no início da noite, e a bronca foi parar no Facebook. Maria Victoria postou um vídeo criticando a fala do pai em seu perfil na rede social.

“Hoje eu tive que dar um ‘puxão de orelhas’ no meu pai, que deu a entender que os homens trabalham mais que as mulheres…”, postou a deputada.

No vídeo, Maria Victoria afirma que “não é preciso dados para provar que as mulheres trabalham muito”.

Leia abaixo a íntegra do vídeo:

“Pai, logo o senhor, com duas mulheres como nós em casa, a vice-governadora do estado do Paraná, a Cida Borghetti, eu, deputada estadual, e trabalhamos tanto quanto o senhor. Por mais que haja dados absolutos de que há um maior número de homens no mercado formal de trabalho, o IBGE afirma que as mulheres trabalham em média 5 horas a mais na semana do que os homens, portanto uma jornada de trabalho mais longa. E não precisa de dados para mostrar o quanto as mulheres trabalham nesse Brasil inteiro. Depois de trabalhar fora de casa, ainda tem de trabalhar em casa, a famosa jornada dupla de trabalho. Não é isso mulherada?”

A deputada estadual pelo PP-PR Maria Victoria Borghetti (Foto: Reprodução / Facebook de Maria Victoria)

”A deputada estadual pelo PP-PR Maria Victoria Borghetti, em imagem postada em seu perfil no Facebook (Foto: Reprodução / Facebook de Maria Victoria)”

PNAD
Apesar da declaração do ministro, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2014 mostram que as mulheres têm uma jornada semanal de quase cinco horas a mais que os homens, incluindo a jornada de trabalho doméstico. Apenas no trabalho doméstico, a jornada feminina, de 20,6 horas, é mais do dobro da observada para os homens, de 9,8 horas por semana. Considerando a “dupla jornada”, elas trabalham em média 56,4 horas semanais, contra 51,6 horas deles.