Geral

Estudantes conscientizam população sobre os males do tabagismo

16/08/2016
Estudantes conscientizam população sobre os males do tabagismo
Entre os pontos abordados será debatida a questão biológica, social e econômica do tabagismo assim como dados sobre os usuários de tabaco no Estado de Alagoas. (Foto: Divulgação)

Entre os pontos abordados será debatida a questão biológica, social e econômica do tabagismo assim como dados sobre os usuários de tabaco no Estado de Alagoas. (Foto: Divulgação)

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza nos dias 29 e 30 de agosto, uma série de atividades voltadas à conscientização da sociedade sobre os males do tabagismo.

 

Na segunda-feira (29), a partir das 8h, alunos do 3º ano do curso de enfermagem estarão no Centro da cidade realizando ações de conscientização e distribuição de panfletos com orientações educativas e de promoção da saúde.

 

Os alunos também estarão realizando testes de grau de dependência de nicotina. “Nos casos em que for identificado um índice elevado, o cidadão será orientado a participar do Núcleo de Prevenção e Apoio à Cessação do Tabagismo (PrevFumo) da Uncisal que de forma gratuita atua no combate ao tabagismo”, destacou a professora do curso de enfermagem Amanda Macêdo.

 

Na terça-feira (30), no auditório Emil Burihan, situado no térreo do prédio sede da Universidade haverá uma palestra com Vetrúcia Teixeira, coordenadora do Núcleo de Controle e Prevenção do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

 

Entre os pontos abordados será debatida a questão biológica, social e econômica do tabagismo assim como dados sobre os usuários de tabaco no Estado de Alagoas.

 

O coordenador do PrevFumo, professor George Márcio também apresentará as atividades desenvolvidas no Núcleo e dará orientações àqueles que desejam deixar o vício.

 

“Grupos volantes estarão circulando no prédio sede da Uncisal para orientar servidores e estudantes sobre os malefícios do fumo e sobre a importância de manter hábitos saudáveis”, destacou Amanda Macêdo.

 

No hall central da Uncisal estudantes aplicarão teste de grau de dependência de nicotina além de realizar aferição de pressão e de peso.

 

PrevFumo

 

Para participar do Núcleo de Prevenção e Apoio à Cessação do Tabagismo (PrevFumo) que, de forma gratuita aborda os aspectos relativos à dependência, como a síndrome da abstinência e estratégias para diminuir seus efeitos, os interessados devem ligar às quintas-feiras, pela manhã, para o número 3315-6725.