Geral

Educação promove seminário para debater desafios da inclusão

23/08/2016
Educação promove seminário para debater desafios da inclusão
Coral Cyro Accioly, formado por alunos da escola para deficientes visuais, encantou e emocionou o público. José Demétrio

Coral Cyro Accioly, formado por alunos da escola para deficientes visuais, encantou e emocionou o público. José Demétrio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início nesta terça-feira (23) o seminário da XX Semana da Pessoa com Deficiência, no auditório do Centro de Formação (Cenfor) Ib Gatto Falcão, localizado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió.

Com o tema “#INCLUSÃO: Somos todos folhas de uma mesma árvore”, o evento, que contou com a apresentação artística do Coral Cyro Accioly na abertura, trouxe ainda palestras e proporcionou debates e trocas de experiências entre diversos municípios de Alagoas sobre a temática.

A secretária executiva da Educação, Laura Souza, destacou a importância do trabalho promovido pelos profissionais da educação especial no Estado. “Durante a semana da inclusão, nós estamos promovendo uma série de eventos para preparar melhor as nossas equipes e fornecer um atendimento especializado de qualidade para os alunos”, explicou.

Coral

Com músicas como o Hino de Alagoas, “É preciso Saber Viver”, “Trem das Sete”, e “Amor para Recomeçar”, o Coral Cyro Accioly, formado por alunos da escola para deficientes visuais, encantou e emocionou o público, arrancando uma salva de palmas ao fim da apresentação de cada canção.

Benedito Elias da Silva, de 57 anos, contou que participa do conjunto musical há três anos. Ele diz que a música desperta o sentimento nas pessoas. “Há nove anos eu fiquei totalmente cego, devido a um problema genético. Gosto muito de cantar no coral, pois a música desperta diversas sensações boas, por isso estou muito realizado”, afirmou.

Programação

A caminhada pela inclusão dos deficientes, pela XX Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, será realizada no dia 28 de agosto, na orla da Ponta Verde. O evento, que seria realizado no dia 21, mudou de data devido a um evento internacional de triátlon.

Na programação desta Semana constam ainda: comemoração dos 10 anos do Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), no dia 25; um seminário sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) para profissionais da educação e pais de alunos com deficiência em Rio Largo no dia 26; aniversário de 40 anos do Centro Cyro Accioly no dia 29 e o cinema da inclusão nos dias 30 e 31.​