Geral

Economistas alagoanos conhecem gestão financeira e fiscal do Estado

15/08/2016
Economistas alagoanos conhecem gestão financeira e fiscal do Estado
Santoro apresentou panorama encontrado e as medidas adotadas para burlar os obstáculos. Fotos: Ascom Sefaz-AL

Santoro apresentou panorama encontrado e as medidas adotadas para burlar os obstáculos. Fotos: Ascom Sefaz-AL

O secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro, apresentou, nesta segunda-feira (15), o panorama das finanças públicas do Estado a cerca de 60 economistas alagoanos durante encontro promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon/AL), em Maceió.

Santoro compartilhou histórico da gestão financeira e fiscal de Alagoas desenvolvido desde o início de 2015, quando a nova equipe de governo se deparou com um problema estrutural de R$ 800 milhões nas contas estaduais, o que, segundo o secretário, ajudou a entender que a situação fiscal de Alagoas era grave naquele momento.

O cenário, explicou o secretário, fez com que o governo estadual tivesse que adotar medidas de precaução para retomar a saúde financeira e fiscal do Estado e conseguir honrar com todos os compromissos com fornecedores e servidores.

“Em 2015, as contas não fechavam. Foi preciso, desenvolver nosso planejamento com base na contenção de gastos e na melhora da qualidade do gasto público. Desde então, temos apresentado bons resultados, indo na contramão dos demais Estados que, atualmente, possuem dificuldade para honrar seus compromissos”, ressaltou o gestor fazendário.

Após apresentação do histórico, um espaço para debate foi aberto e os economistas puderam solucionar dúvidas e apresentar questionamentos ao secretário de Fazenda.

Comenda

Na ocasião, o secretário George Santoro recebeu, do Sindicato dos Economistas de Alagoas (Sindecon/AL), a comenda Celso Furtado, entregue aos personagens que contribuem para os avanços do Estado de Alagoas.