Geral

Desenvolve e ambulantes da orla planejam melhorias dos serviços

16/08/2016
Desenvolve e ambulantes da orla planejam melhorias dos serviços
Recursos que poderão ser liberados pela Desenvolve servirão para auxiliar os ambulantes a transformar seus pequenos negócios e ampliar suas vendas. (Foto: Jonathan Lins/G1)

Recursos que poderão ser liberados pela Desenvolve servirão para auxiliar os ambulantes a transformar seus pequenos negócios e ampliar suas vendas. (Foto: Jonathan Lins/G1)

Para dar início à avaliação de liberação de crédito para os ambulantes que trabalham na Orla de Maceió, a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) realizou uma reunião com representantes da Associação dos Prestadores de Serviços da Orla de Maceió (Aspsom), na manhã desta terça-feira (16).

 

Na pauta da reunião, as principais dificuldades enfrentadas no cotidiano de quem presta os mais variados serviços, desde a praia da Pajuçara até a Jatiúca, considerada a região da orla mais frequentada por turistas e moradores. 

 

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, lembra que a melhoria desses serviços demonstra a preocupação do Governo do Estado com o retorno dos turistas, o que reflete diretamente no fortalecimento do setor.

“Os recursos que poderão ser liberados pela Desenvolve servirão para auxiliar os ambulantes a transformar seus pequenos negócios e ampliar suas vendas, além de ser uma ótima oportunidade de potencializar o turismo na capital”, apontou Brito.

 

Entre as ações propostas pela Agência, além da liberação dos recursos, estão a oferta de cursos de capacitação, no que tange à primazia no atendimento à clientela, e de idiomas para facilitar a comunicação com turistas estrangeiros.

 

Além disso, a ideia é promover uma reestruturação nas pequenas barracas e carrinhos de lanches e bebidas por meio da criação de logomarcas e cardápios com adaptação também para outros idiomas.

 

Segundo Noel do Nascimento, presidente da Aspsom, a possibilidade da parceria com a Desenvolve é positiva do ponto de vista da desburocratização do crédito. “Na nossa situação, é sempre mais complicado conseguir recurso. Na Desenvolve, mesmo com todos os trâmites legais, notamos maiores chances de ter o dinheiro para ampliar nossos serviços”, mencionou Noel.

 

Noel, que vende água de coco na orla, disse ainda que os investimentos feitos com as linhas de crédito da Agência vão ajudar a transformar a vida de muitos ambulantes que buscam oferecer um ponto de atendimento mais organizado e com maior diversidade de produtos.

 

O próximo passo será apresentar as linhas de crédito da Desenvolve aos prestadores de serviço em uma reunião que deverá ocorrer na próxima quinta-feira (18), no Centro Social Urbano, no bairro do Santo Eduardo. Thiago Pires, gerente de Crédito da instituição, avalia que as linhas que melhor se adaptarão aos ambulantes serão a Microcrédito Desenvolve/BNDES e a de Capital de Giro.