Geral

Dependentes químicos acolhidos produzem nove mil pães por mês

25/08/2016

Acolhidos chegam a produzir uma média de 9 mil pães e 1,5 mil pacotes de biscoitos por mês (Ascom)

Acolhidos chegam a produzir uma média de 9 mil pães e 1,5 mil pacotes de biscoitos por mês (Ascom)

O significado do seu nome quer dizer anúncio ou proclamação. E é exatamente isso que a comunidade acolhedora Kerygma, no município de Craíbas, representa para os mais de 50 dependentes químicos que vivem e convivem na instituição com o intuito de se recuperar do vício das drogas. Cada manhã em que acordam é um anúncio ou uma proclamação de uma nova chance para viver.

Dentre as atividades que proporcionam essa segunda chance está a produção de pães e biscoitos. Os acolhidos chegam a produzir uma média de 9 mil pães e 1,5 mil pacotes de biscoitos por mês. Eles foram capacitados para o ofício durante uma oficina produtiva realizada pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), no intuito de reinseri-los de volta à sociedade, desta vez com uma profissão.

O titular da Seprev, Jardel Aderico, que visitou nesta quinta-feira (24) a padaria onde são comercializados os produtos feitos pelos acolhidos, destacou que reinserção social não é uma ação pontual, ela envolve diversos fatores.
“É muito mais do que oferecer ao dependente em recuperação um emprego ou qualificação profissional. Reinserção social somos nós – governo, sociedade civil, iniciativa privada e cidadãos comuns –, permitindo ao dependente que ele tenha apoio nessa chance que precisa para recomeçar longe das drogas”, esclarece.

Manutenção

Durante a produção dos pães e biscoitos, os acolhidos são divididos por tarefas. Pesagem dos ingredientes, preparo da massa, modelagem e, por fim, a venda. Segundo o presidente da Comunidade Kerygma, Admar Batista, o valor arrecadado com a venda dos produtos é revertido em auxílio para a manutenção da comunidade. “O bom é que a população que vive ao redor já reconhece os nossos trabalhos e a nossa padaria já se tornou referência na região. Ainda precisamos aumentar a venda, mas já estamos muito felizes com o resultado”, disse.

Além de realizar a oficina produtiva, a Seprev foi a responsável pela aquisição do maquinário da padaria, por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

A Comunidade Kerygma é uma das 37 comunidades acolhedoras credenciadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Seprev, e que acolhem, atualmente, 866 dependentes químicos. Ao todo, desde 2009, a Rede Acolhe já beneficiou mais de 20 mil pessoas.