Geral

Abertura oficial dos Jogos Estudantis de Alagoas é realizada no Cepa

01/08/2016
Abertura oficial dos Jogos Estudantis de Alagoas é realizada no Cepa
Jogos permitem uma integração e união entre todas as gerências e das redes da Educação. Valdir Rocha e José Demetrio

Jogos permitem uma integração e união entre todas as gerências e das redes da Educação. Valdir Rocha e José Demetrio

A abertura oficial dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2016 foi realizada, na manhã desta segunda-feira (1), no ginásio do Centro de Desporto e Recreação Profª Cleonice de Barros Lima (CDR), localizado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplica (Cepa), em Maceió.

A solenidade contou com a presença do secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Sérgio Caldas Newton, da secretária executiva da Educação, Laura Souza, da secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Cláudia Petuba, dos representantes das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres), além de professores, alunos e atletas.

Tocha olímpica– Para coroar a abertura do Jeal, o atleta Renglis Galdino Xavier, estudante da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, do Jacintinho carregou o símbolo dos jogos, a tocha olímpica. A mesma é uma réplica do símbolo que foi empunhado pelo professor Ricardo Sérgio Santos- coordenador do projeto de judô – durante o revezamento da tocha olímpica em Maceió no dia 29 de maio.

Xavier é atleta de judô e foi medalha de Bronze no Brasileiro sub 21 deste ano, Prata nos jogos escolares da juventude, em 2013; além de participar da seleção brasileira de judô sub 19.

“A emoção é muito grande, estou muito feliz. O momento é único, porque pode ser o último Jeal que eu participo”, explica Renglis, que foi campeão de sua categoria e vai integrar a equipe alagoana de judô nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que serão disputados na Paraíba.

Integração – O secretário executivo Sérgio Newton explicou que os jogos permitem uma integração e união entre todas as gerências e das redes da Educação. Ele ressaltou ainda que o Centro de Formação (Cenfor) Ib Gatto Falcão está acolhendo mais de 300 atletas do interior alagoano.

“Estamos promovendo a união e integração de todos. Todos que estão aqui são vencedores e devem buscar novas oportunidades e melhorias através do esporte”, afirma o secretário Sérgio Newton.

A secretária executiva da Educação, Laura Souza, afirmou que o momento ficará marcado na memória de todos. “Este ano é de Olimpíadas, e muitos atletas famosos que, hoje em dia servem de inspiração, começaram nos jogos estudantis, o que serve de estímulo para cada um dos jovens que estão competindo no Jeal 2016”, destacou Laura Souza.

O coordenador dos jogos no Estado, Henrique da Rocha Vilela, falou sobre a importância dos jogos. “Eu acredito que o esporte é de extrema relevância para a educação, e serve como ferramenta educacional. Espero que todos os atletas que estão concorrendo possam fazer história”, ressaltou Vilela.

Apresentações – Para animar a festa e levantar as arquibancadas, estudantes realizaram apresentações culturais e desportivas. A primeira, contou com três estudantes do Sesi que realizaram uma apresentação de ginástica rítmica nos aparelhos corda, bola e maças. As três ginastas, Maria Cecília Rodrigues, Cecília Silva e Elâine dos Santos, foram campeãs do Jeal na modalidade infantil e representarão o estado nos JEJ.

Dando continuidade às atividades, a banda fanfarra da Escola Estadual Rubens Canuto tocou o famoso “Tema da Vitória”, marcado nos brasileiros pelas vitórias do ídolo nacional Ayrton Senna. Os mais de 40 integrantes emocionaram os presentes com uma bela apresentação.