Geral

Time de RR na Série D ‘dorme’ há 12 dias em ginásio sem energia elétrica.

28/07/2016
Time de RR na Série D ‘dorme’ há 12 dias em ginásio sem energia elétrica.
Após o treino é servido um jantar às 22h à luz de faróis. Vigia liga para guiar jogadores (Foto: Imagem/Globo Esporte)

Após o treino é servido um jantar às 22h à luz de faróis. Vigia liga para guiar jogadores (Foto: Imagem/Globo Esporte)

Náutico-RR fez história no futebol roraimense ao ser o primeiro time a se classificar para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. É a melhor colocação nunca antes atingida por uma equipe local. O que deveria ser motivo de orgulho parece se transformar em algo parecido com ‘castigo’ para com os 10 jogadores que vivem às escuras.

O Alvirrubro que enfrenta o Atlético-AC neste sábado, às 18h (horário de Brasília) na Vila Olímpica Roberto Marinho está há 12 dias alojado no Ginásio Vicente Feola, o “Totozão” sem energia elétrica. Os atletas trocam o dia pela noite. Lá, convivem segundo os próprios jogadores com pernilongos e um calor insuportável. Até um amigo imaginário chamado Bill é visto à noite por lá. Claro, como forma de entretenimento e para esfriar a dureza das noite mal dormidas.

O jogador Elton Inácio, que ora atua como zagueiro e vez por outra como volante é natural de Porto Velho (RO), mas viveu por 15 anos em Manaus (AM) onde jogou pelo Nacional-AM, Rio Negro-AM, São Raimundo-AM, Penarol e Operário. Sobre a situação, disse que nunca passou por isso.

– Estamos sem energia há onze dias. Sabemos que a noite é para descansar. Mas ficamos por aí. Durante o dia vamos trabalhar [treinar]. De noite é muito calor e tem mosquitos, não dá de dormir. Quando dá umas cinco ou seis horas da manhã entramos e dormimos, e por volta das 10h levantamos – disse Elton, sobrevivente do Náutico-RR.

O jantar do grupo é servido geralmente às 22h, logo após chegarem do treino realizado no Estádio Ribeirão. É oferecido pela diretoria do clube um panelão de comida onde cada um se serve da forma que convém. Para iluminar o jantar, o vigia do ginásio ou o próprio presidente do clube liga um carro e foca a luz dos faróis em direção as cadeiras onde os jogadores costumam comer e bater um papo. São 10 jogadores alojados no Totozão nestas condições. Outros que vivem no município de Caracaraí não ‘transpiram’ essa rotina e os demais conseguem se alojar em casas de conhecidos, em Boa Vista.

– É a primeira vez que passo por isso em um campeonato. Há um tempo atrás aqui em Boa Vista passei por algo parecido, mais haviam roubado a fiação elétrica e ficamos um tempo sem energia – disse.

O Náutico-RR terminou a primeira fase com apenas uma derrota em cinco jogos ficando em segundo lugar no grupo A3 após três empates e uma vitória. O Atlético-AC terminou a primeira fase invicto como líder do grupo A1. Foram dois empates e três vitórias. O primeiro jogo entre as equipes acontece neste sábado em Boa Vista (RR). O segundo jogo será no dia 7 de agosto, no Estádio Florestão, às 19h (horário de Brasília), em Rio Branco (AC).

03FALA, PRESIDENTE!

O GloboEsporte.com tentou falar por telefone com o mandatário do Náutico-RR, Adroir Bassorici para que o presidente desse a própria versão sobre os fatos apresentados na reportagem, porém, até o fechamento desta não obteve retorno.

04NÁUTICO-RR NÃO RESPEITOU PRAZO DE PERMANÊNCIA

Em nota, o Governo do Roraima informou que a Seed (Secretaria estadual de Educação e Desporto) foi procurada pelo representante do Náutico-RR Adroir Bassoricci, que encaminhou no início do ano um ofício solicitando da administração do Ginásio Vicente Ítalo Feola “Totozão”, a disponibilidade do alojamento durante 20 dias para abrigar, provisoriamente, jogadores vindos de outros Estados, ou até o final do Campeonato Estadual de Futebol. E que após este período, o clube abrigaria os atletas em um novo local.

Contrariando o que foi informado no documento, o elenco permanece no local, mesmo passados mais de cinco meses do prazo solicitado. A estrutura da praça esportiva necessita de reformas, inclusive, não podendo mais ser utilizado como alojamento. Porém, foi aberta essa exceção ao clube de futebol, por que se tratava de um curto período de permanência.

Recentemente, por conta das fortes chuvas, o transformador do ginásio que fica na parte subterrânea, foi danificado. Para consertá-lo é necessária uma intervenção conjunta entre Eletrobrás e Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).

Reiteramos que por se tratar de uma entidade privada (Náutico), o alojamento desses atletas não é responsabilidade do Governo e que a exceção só foi aberta, porque o período solicitado seria apenas de 20 dias, conforme informado em ofício. O representante do clube, inclusive, foi informado recentemente da impossibilidade de continuar utilizando o local para abrigar seus atletas, o que como se percebe, vem sendo ignorado.