Geral

Juventude Empreendedora terá aula inaugural nesta sexta-feira, 29.

29/07/2016
Juventude Empreendedora terá aula inaugural nesta sexta-feira, 29.
Projeto Juventude Empreendedora conta com a participação de 50 municípios alagoanos. (Foto: Agência Alagoas)

Projeto Juventude Empreendedora conta com a participação de 50 municípios alagoanos. (Foto: Agência Alagoas)

A aula inaugural do Juventude Empreendedora será ministrada amanhã (29), às 10h, no momento da solenidade de lançamento do projeto no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

 A apresentação ficará a cargo do doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor especializado em empreendedorismo, Álvaro Melo. Cerca de 300 alunos deverão acompanhar a aula.

 O projeto Juventude Empreendedora conta com a participação de 50 municípios alagoanos. Cada município deverá sediar um telecentro, local pelo qual se dará as aulas aos alunos inscritos no curso com duração de três meses em média.

 A população da cidade que se interessar em participar da iniciativa promovida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, pode fazer o cadastro por meio do facebook setealagoas ou do endereço eletrônico www.trabalho.al.gov.br.

 O secretário de Trabalho e Emprego, Joaquim Brito, considera o Juventude Empreendedora uma grande chance para quem deseja montar seu próprio negócio.

 “Estamos com as inscrições abertas e convidamos os jovens a fazerem o cadastro para participar desse movimento empreendedor e de construção de um futuro melhor”, declarou.

 Projeto

O projeto vai selecionar cinco mil jovens que receberão capacitação de 160 horas em empreendedorismo e visa dá oportunidade ao jovem se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal.

 Os jovens serão selecionados entre 18 a 29 anos de todo o Estado. Para participar, o candidato deve ter completado ou está cursando o último ano do ensino médio.

 Após a fase de seleção, os jovens vão participar de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um. 10% desses planos de negócios serão escolhidos por uma comissão nomeada pela Secretaria do Trabalho.

 Cerca de 500 projetos mais viáveis estarão recebendo assistência técnica por meio do Sebrae Empreendedor Individual (SEI)  e vão receber,  por parte da Desenvolve (agência de fomento do Estado), um aporte financeiro a partir de R$ 800 até R$ 15 mil, que seja necessário para o negócio.