Geral

Dois marroquinos são presos na Espanha acusados de financiar o EI.

27/07/2016
Dois marroquinos são presos na Espanha acusados de financiar o EI.
ois irmãos marroquinos foram presos na região da Catalunha, na Espanha. (Foto: Reprodução/Internet 27/07/16)

ois irmãos marroquinos foram presos na região da Catalunha, na Espanha. (Foto: Reprodução/Internet 27/07/16)

Dois irmãos marroquinos foram presos na região da Catalunha, na Espanha, acusados de enviar recursos ao grupo extremista Estado Islâmico (EI), anunciou nesta quarta-feira (27) a Guarda Civil Espanhola

Os dois suspeitos, de 22 e 33 anos, foram detidos na província de Girona, região nordeste da Espanha. Eles “faziam os fundos chegarem aos administradores econômicos do Daesh (acrônimo árabe para o Estado Islâmico)”, afirmaram as autoridades, sem especificar montantes ou datas de envio. Os fundos serviam para facilitar os deslocamentos de operativos às fileiras do grupo terrorista.

Um outro irmão dos suspeitos teria morrido naSíria, após se mudar com a mulher e dois filhos, para se juntar ao EI, informaram as autoridades.

A Guarda Civil informou que esta é a primeira vez na Espanha em “que são encontradas evidências concretas da finalidade do envio destas remessas” para serem utilizadas pelo EI. Incluindo as prisões desta quarta, a Espanha já prendeu 30 pessoas suspeitas de ligações com o grupo terrorista. 

Terrorismo na Espanha
A capital do país, Madri, foi palco do atentado terrorista mais mortífero cometido em solo europeu no dia 11 de março de 2004, quando uma série de bombas colocadas em trens da área metropolitana da cidade explodiram, deixando 191 mortos.

Mas até o momento a Espanha se manteve relativamente a salvo do fenômeno dos combatentes estrangeiros unidos a grupos extremistas, em comparação com outros países europeus como França e Bélgica.

Segundo o Real Instituto Elcano, o número de combatentes que saíram da Espanha para se unir ao EI era de 160 em abril e 29 deles morreram ali. Vinte voltaram.

Os principais locais de radicalização são os enclaves espanhóis – região cercada por um território estrangeiro – de Ceuta e Melilla, no norte do Marrocos, e em menor medida Barcelona e Girona.