Geral

Autorizada a liquidação definitiva do Produban

08/07/2016
Autorizada a liquidação definitiva do Produban
Governador Renan Filho quer pôr fim à liquidação que se arrasta há anos (Foto: Reprodução)

Governador Renan Filho quer pôr fim à liquidação que se arrasta há anos (Foto: Reprodução)

O governador Renan Filho sancionou lei que permite a definitiva extinção do antigo Produban – Banco do Estado de Alagoas. A sanção está publicada na edição desta sexta-feira, 8, do Diário Oficial do Estado. O assunto vem sendo tratado desde janeiro de 2015, pelo chefe do Executivo em suas idas a Brasília.

Renan Filho teve audiências no Banco Central e no Ministério da Fazenda, onde apresentou a proposta de vender o antigo banco e todas as suas dívidas, além dos créditos pendentes. O governador deseja, assim, acabar definitivamente com as arestas deixadas pelo Produban e sua folha de pagamento.

Cálculos mostram que o que sobrou da instituição financeira está em torno de R$ 550 milhões, segundo a precificação entregue por consultoria contratada. Porém, o preço para venda pode cair em até 50%, dizem os especialistas.

“A ideia é vender a instituição a terceiros que tenham condições de resolver este problema antigo”, disse o governador, à época das negociações com Brasília.

O decreto, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, por meio de resolução do Senado Federal (nº 18, de 25 de novembro de 2015), diz que “fica o Poder Executivo autorizado a proceder com a extinção, a alienação ou a privatização do Produban”.

Desde que assumiu o governo, Renan Filho estabeleceu como meta dar fim à liquidação do banco, que começou há mais de 20 anos. O Produban está fechado em uma liquidação extrajudicial.