Geral

Apple atinge marca de 1 bilhão de iPhones vendidos.

29/07/2016
Apple atinge marca de 1 bilhão de iPhones vendidos.
Steve Jobs durante apresentação do iPhone 4. (Foto: Robert Galbraith/Reuters)

Steve Jobs durante apresentação do iPhone 4. (Foto: Robert Galbraith/Reuters)

A Apple anunciou nesta quinta-feira (28) ter vendido mais de um bilhão de iPhones desde o lançamento do smartphone, em 2007, o que faz do aparelho o principal produto da empresa. A conta considera todos os modelos de celular.

“Na semana passada, superamos outra etapa importante, ao ter vendido nosso bilionésimo iPhone”, afirmou Tim Cook, presidente-executivo da Apple, durante uma reunião com funcionários do grupo, segundo um comunicado.

“O iPhone se tornou um dos produtos mais importantes, que mais mudou o mundo e que fez o maior sucesso da história” e é “uma parte essencial da nossa vida cotidiana”, afirmou. Nos últimos anos, o iPhone rendeu os maiores faturamento e lucro para a marca da maçã.

Este ritmo parece diminuir: há dois trimestres, as vendas do iPhone caíram, um fenômeno nunca visto desde o seu lançamento. Isso puxou para baixo o rendimento da companhia.

No trimestre concluído em junho de 2016, a Apple vendeu 40,40 milhões de iPhones, isto é, 15% a menos do que o ano passado. O lucro líquido caiu 27% para US$ 7,8 bilhões e o faturamento recuou 15%, para US$ 42,4 bilhões, segundo os resultados publicanos nesta quarta-feira.

Mais de 1,4 bilhão de dispositivos móveis de todas as marcas foram vendidos no ano passado, segundo a empresa IDC. A participação do mercado da Apple e do iPhone foi estimado em 16,2% contra 22,7% para a número um do mundo, sua concorrente sul-coreana Samsung.

HISTÓRICO IPHONE ATÉ IPHONE 6S (Foto: ARTE/G1)