Geral

Sesau realiza mais de 360 atendimentos durante Governo Presente no Novo Mundo

20/06/2016
Sesau realiza mais de 360 atendimentos durante Governo Presente no Novo Mundo
Ações da Sesau resultaram em 366 atendimentos nas Grotas do Pica Pau e do Aterro durante o Governo Presente no último sábado (18) (Foto: Olival Santos)

Ações da Sesau resultaram em 366 atendimentos nas Grotas do Pica Pau e do Aterro durante o Governo Presente no último sábado (18) (Foto: Olival Santos)

Durante o Governo Presente realizado no sábado (18), no bairro Novo Mundo, em Maceió, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou 366 atendimentos. A ação, que beneficiou moradores das Grotas do Pica Pau e do Aterro, contou com a presença do chefe do Executivo estadual, Renan Filho.

Segundo a Assessoria Técnica da Sesau, 120 pessoas realizaram testes de glicemia durante o Governo Presente do Novo Mundo. Outras 120 estiveram no estande onde foi disponibilizada aferição de pressão arterial. Ainda durante a ação, 126 pessoas tiveram acesso a ações educativas para combate à dengue, zika e chikungunya.

Entre os moradores beneficiados estava o pedreiro Carlos Roberto dos Santos, que além do teste de glicemia, também aproveitou para verificar a pressão arterial. E após detectar que estava com a pressão alta, o que aumenta o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o morador do Novo Mundo foi encaminhado para fazer o acompanhamento em posto de saúde.

“Não sabia que estava com a pressão alta. Por isso a oportunidade de medir a pressão, que parece um gesto tão simples, se mostrou uma ação eficaz. Sabendo que estou com este problema, vou segunda procurar o posto de saúde para ter a assistência necessária”, salientou Carlos Roberto dos Santos.

Diagnóstico precoce

Segundo a assessora técnica da Sesau, Júlia Levino, o exemplo do pedreiro Carlos Roberto dos Santos comprova a eficácia do Governo Presente. Isso porque, segundo ela, a população, principalmente em Maceió, é muito carente das ações inerente à Atenção Primária.

 “Como verificamos, o pedreiro Carlos Roberto dos Santos detectou que sua pressão estava alta apenas por meio de uma ação simples. Pode ser algo passageiro, mas ele pode estar sofrendo de pressão arterial. Por isso, a importância da detecção precoce para receber o acompanhamento periódico, evitando um problema futuro, como o AVC”, pontuou Júlia Levino, que durante o Governo Presente representou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.