Geral

Sesau capacita gestores municipais para criação do setor de Gestão de Pessoas

18/06/2016
Sesau capacita gestores municipais para criação do setor de Gestão de Pessoas
Sesau elaborou ainda a cartilha informativa Gestão do Trabalho da Educação em Saúde (Foto: Olival Santos)

Sesau elaborou ainda a cartilha informativa Gestão do Trabalho da Educação em Saúde (Foto: Olival Santos)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta sexta-feira (17), a Oficina de Elaboração do Plano de Estruturação da área de Gestão do Trabalho da Educação em Saúde. A capacitação aconteceu no auditório Vera Rocha, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e foi destinada aos secretários municipais de saúde e apoiadores do setor de Recursos Humanos (RH).

A assessora técnica responsável pela área de apoio aos municípios da Gerência Executiva de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Sesau (GEVDP), Emily Carvalho, informou que o produto da oficina é um plano operativo que visa estruturar o RH nas secretarias municipais de saúde.  A proposta vai ser homologada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O gerente estadual da GEVDP, José Robson da Silva, lembrou que, em 2013, foi identificado que 70% das secretarias municipais de saúde não possuem uma área de Recursos Humanos, nem de Gestão de Pessoas. Foi a partir desse diagnóstico que se deu início à disseminação do conhecimento a respeito do tema por meio de seminários que aconteceram em 2014 e 2016, em todas as regiões de saúde.

Robson ressaltou que a oficina é um feedback dos seminários, quando foi percebido o interesse dos gestores de estruturar melhor a área de RH. “Esperamos agora que os municípios façam a adesão à proposta de estruturar o setor, porque com o RH organizado a população vai ser beneficiada, pois teremos um trabalhador que se sente valorizado, logo vai atender bem e ser reconhecido”, pontuou o gerente da GEVDP.

Para Emily Carvalho, a expectativa é de que com a organização do trabalho, que é um dos pilares da melhoria dos serviços e das ações de saúde, mude também o perfil do trabalhador. “Ele vai passar a se integrar e desenvolver melhor o seu trabalho, trazendo uma melhoria no serviço da saúde como impacto final de todo esse processo”, concluiu.

Cartilha – A Sesau elaborou ainda a cartilha informativa Gestão do Trabalho da Educação em Saúde, que explica de forma didática sobre os três eixos que norteiam a Política de Gestão do Trabalho da Educação em Saúde: a gestão de trabalho em saúde, a gestão da educação em saúde e a qualidade do trabalho e da humanização da gestão no Sistema Único de Saúde (SUS).