Geral

Cosems e TCE vão realizar seminário com gestores de saúde sobre fechamento das contas

20/06/2016
Cosems e TCE vão realizar seminário com gestores de saúde sobre fechamento das contas
(Foto: Mary Wanderley/Assessoria Cosems/AL)

(Foto: Mary Wanderley/Assessoria Cosems/AL)

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE), deve realizar no dia 25 de julho, no auditório do TCE, um seminário estadual envolvendo os secretários municipais de saúde de Alagoas, com o objetivo de orientá-los sobre o fechamento das contas do exercício 2016. A proposta da realização do seminário foi discutida, nesta segunda-feira (20), em visita da Diretoria Executiva do Cosems ao presidente do TCE, Otávio Lessa.

Na ocasião, o presidente do Cosems e secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, ficou de encaminhar, até a próxima quarta-feira (22), material didático sobre o assunto para análise do TCE. “O texto foi produzido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) com a ideia de orientar os gestores sobre como proceder no que diz respeito ao fechamento das contas”, reforçou.

O presidente do TCE se colocou à disposição do Cosems no tocante à realização do seminário. A vice-presidente do Conselho e secretária de Saúde de Pão de Açúcar, Normanda Santiago, enfatizou a parceria firmada com o Tribunal, por meio da  técnica de Contas do TCE de Alagoas, Rosa Tenório, nos subsídios prestados aos gestores alagoanos quando do preenchimento dos formulários com informações sobre governança e gestão.

“A nossa parceria com o TCE era corpo a corpo e foi imprescindível para tirarmos dúvidas dos gestores e aperfeiçoarmos o entendimento deles sobre o preenchimento dos questionários”, destacou Normanda. Rosa Tenório considerou positivo o trabalho com o Cosems e destacou a performance de Alagoas na cobertura de 100% dos municípios, no preenchimento dos questionários aplicados aos gestores. Alagoas dividiu o primeiro lugar com o Ceará, Paraíba, Acre, Amapá e Distrito Federal.

“O TCU ficou encantado com o entendimento dos gestores da saúde de Alagoas e a cobertura de 100%. Replicamos o êxito para os TCEs de todo o país”, reforçou. A vice-presidente do Cosems enfatizou a preocupação da entidade com o fim da gestão dos municípios, no tocante à necessidade de um treinamento sobre o fechamento de suas contas.

O secretário de Saúde de Craíbas, Diorgenes Costa, também um dos diretores do Cosems, enfatizou a importância da participação de todos os gestores no seminário para que possam incrementar os conhecimentos com relação à prestação de contas. “É uma oportunidade de ouvirem, de forma oficial, as informações diretamente do setor responsável (TCE). Por isso a necessidade da adesão em peso dos secretários de Saúde neste evento, revisto para o dia 25 de julho”, concluiu.