Geral

Profissionais e estudantes de Alagoas comemoram o aniversário de 80 anos do Serviço Social

09/05/2016
Profissionais e estudantes de Alagoas comemoram o aniversário de 80 anos do Serviço Social
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

No próximo dia 15, o Serviço Social vai completar 80 anos de existência no Brasil e as atividades alusivas à data comemorativa serão realizadas em todo o país pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelos conselhos regionais da categoria, junto a entidades parceiras. Em Alagoas, estudantes e profissionais da área participarão gratuitamente de conferências e debates em Palmeira dos Índios, do dia 12 deste mês, e em Maceió, no dia 13.

Os dois eventos estão sendo organizados pelo Conselho Regional de Serviço Social 16ª Região (CRESS/AL) e pelo Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Alagoas (Saseal), com o apoio do CFESS, da ABEPSS, da Enesso e dos cursos de Serviço Social do Campus Maceió e do Polo Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas.

Entre as atividades que integram a programação, estão as conferências com a participação de profissionais e estudiosos que vão debater o papel do/a assistente social diante da atual conjuntura sociopolítica brasileira. Para Islânia Rocha, conselheira do CRESS/AL que faz parte da equipe organizadora dos eventos, esse é um tema de suma importância para a categoria.

“Precisamos compreender os retrocessos no âmbito dos direitos sociais, humanos e trabalhistas, possibilitando assim o entendimento dos meandros do processo de precarização das políticas sociais que afetam diretamente o mercado de trabalho e o exercício profissional do assistente social”, afirmou.

O evento do dia 13 contará ainda com uma homenagem às assistentes sociais da turma graduada em 1966, em Alagoas, pela Escola de Serviço Social Padre Anchieta.

 

Assistente Social

 

O Serviço Social é uma profissão que tem se transformando desde a sua inscrição no Brasil, há oitenta anos, e que contribui para o combate à desigualdade, mas, principalmente, para a construção de uma sociedade humanamente emancipada.

Conforme afirma Alcina Lins, coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CRESS/AL, “As lutas dos/as assistentes sociais se pautam no projeto ético-político da profissão, que tem como principio norteador o reconhecimento da liberdade como valor ético central”.

Confira a programação das atividades locais alusivas ao aniversário de oitenta anos da profissão:

DIA 12/05 – PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Local: Auditório do IFAL
Inscrições no local

13h – Credenciamento/ recepção

14h – Mesa de abertura

Representantes: CRESS / AL, SASEAL, ENESSO, CFESS

14h30 – Conferência: Os 80 anos do Serviço Social brasileiro: uma história de luta e resistência

Conferencista: Profa. Mestre Marli de Araújo (Curso de Serviço Social UFAL/ Polo Palmeira dos Índios)

15h – Conferência: A conjuntura brasileira atual: aspectos econômicos, sociais, e políticos – repercussões para os trabalhadores

Conferencista: Prof. Mestre Albani de Barros (Centro Universitário Tiradentes Maceió)

Mediador e Coordenação de mesa: Prof. Mestre Cristiano Montenegro (presidente do SASEAL)

16h – Debate

17h – Encerramento

DIA 13/05 – MACEIÓ
Local: Auditório do Maceió Mar Hotel
Inscrições no local

8h – Credenciamento/ recepção

09h00 – Mesa de abertura

Representantes: CRESS / AL, SASEAL, ABEPSS, ENESSO, CFESS.

09h30 – Homenagem ao Jubileu de Ouro de graduação da turma de 1966 da Escola de Serviço Social Padre Anchieta

Responsável pela entrega das placas em homenagem: Conselheira do Cress/AL Alcina Lins

10h – Conferência: Os 80 anos do Serviço Social brasileiro: uma história de luta e resistência

Conferencistas: Profa. Mestre Marli de Araújo (Curso de Serviço Social UFAL/ Polo Palmeira dos Índios) e Profa. Mestre Maria Elisa Braga (Ex- Conselheira do CFESS – Gestões (2008-2011 e 2011-2014) Professora Titular da Universidade nove de julho (Uninove) em São Paulo)

Coordenadora de mesa: Assistente Social da Secretaria Municipal de saúde de Maceió e professora da Uncisal, representante do SASEAL Jinadiene da Silva Soares Moraes

11h30 – Debate

12h30 – Intervalo

14h – Conferência: A conjuntura brasileira atual: aspectos econômicos, sociais, e políticos – repercussões para os trabalhadores

Conferencistas: Prof. Mestre Albani de Barros (Centro Universitário Tiradentes Maceió) e Prof. Mestre Adriano Nascimento (Faculdade de Serviço Social UFAL/Maceió)

Mediador e Coordenação de mesa: Prof. Mestre Cristiano Montenegro (presidente do SASEAL)

16h – Debate

17h – Atração Cultural