Cidades

Penedo sedia nos dias 13, 14 e 15 de maio o 15º Encontro de Capoeira

03/05/2016
Penedo sedia nos dias 13, 14 e 15 de maio o 15º Encontro de Capoeira
(Foto: Ascom Penedo)

(Foto: Ascom Penedo)

A histórica ‘Cidade dos Sobrados’ sedia o 15º Encontro de Capoeira Para Batismo e Troca de Cordas, o evento ocorre nos dias 13, 14 e 15.  O encontro é organizado pelo Grupo Mandingueiro de Capoeira, com o apoio da Prefeitura de Penedo, que sempre está presente nas diversas manifestações culturais no município.

A programação acontecerá no Círculo Operário, restaurado recentemente pelo PAC das Cidades Históricas. Na programação, palestras, cursos, além da admissão de novos membros (batismo) e graduação, que significa elevação de nível do participante.

De acordo com Rogerio José dos Santos, o Mestre Bentinho como é mais conhecido, presidente do Grupo Mandingueiro, já foram beneficiados com esse projeto social mais de 500 jovens e adolescentes, com atividades extracurriculares, além da Capoeira, aulas de futebol, percussão, reforço escolar e artes audiovisuais.

“Uma vez por ano celebramos o batismo que é a admissão de novos membros e a troca da graduação dos alunos. Realizamos uma programação diferente, com palestras e ensinamentos, valorizando o conhecimento dos alunos. Também aplicamos provas teóricas, procurando também dar importância ao desempenho individual de cada um”, explicou Mestre Bentinho.

Na programação do evento palestras sobre diversos temas, a exemplo do racismo, meio ambiente e saúde. Também ocorrem cursos de capacitação e atividades tradicionais como: Puxada de rede, maculelê e show de saltos.

O evento reunirá capoeiristas de diversas localidades como Piaçabuçu, Paulo Afonso na Bahia e Delmiro Gouveia. Além de visitantes de capitais como Aracaju e Salvador, Maceió e também do município de Arapiraca.

“Este encontro é muito importante para nós porque reúne diversos capoeirista, além de movimentar a cidade. Abordaremos a historia da capoeira, dos seus fundadores e outros  temas de interesse dos participantes”, encerrou Bentinho, organizador do encontro de capoeiristas.

Programação

13 de Maio

18h – Abertura e palestra sobre o Meio Ambiente com a professora da Ufal Taciana Kramer;

20h – Palestra A História dos Grupos de Capoeira;

14 de Maio

15h – Cursos de Capoeira com o Mestre Pantera do município de Riachuelo/SE;

17h – Palestra sobre o tema Racismo, com o professor da Universidade Estadual de Alagoas, Clebio Correia;

19h – Palestra sobre Educação Física com o Mestre Tatu de Maceió;

Dia 15

9h – Batismo e troca de graduação.