Cidades

Maio amarelo será lançado na quinta-feira (5), em Arapiraca

03/05/2016
Maio amarelo será lançado na quinta-feira (5), em Arapiraca
Detran-AL lança o Movimento Maio Amarelo nesta quinta-feira (5) em Arapiraca, e sexta-feira (6) em Maceió. (Ilustração: Divulgação)

Detran-AL lança o Movimento Maio Amarelo nesta quinta-feira (5) em Arapiraca, e sexta-feira (6) em Maceió. (Ilustração: Divulgação)

Maio é o mês escolhido mundialmente para colocar em discussão a segurança viária. Em Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lança o Movimento Maio Amarelo nesta quinta-feira (5) no auditório do Planetário Casa de Ciência, em Arapiraca  e  sexta-feira (6) no auditório da sede do órgão em Maceió, a partir das 9h. 

O movimento que acompanha outras ações como “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, que tratam respectivamente sobre câncer de mama e câncer de próstata, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. 

Em Alagoas, o movimento terá seu foco direcionado para os condutores de veículos motorizados de duas rodas, buscando reduzir o número de acidentes dentro desse grupo. Vale ressaltar que os acidentes com motocicletas representam 70% do total de atendimentos registrados na Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca e de acordo com dados do Detran/AL, 39% dos mortos no trânsito em 2015 foram condutores ou passageiros de motos. 

Entre as ações do Detran/AL para o mês de maio, será lançado na ocasião o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM/AL), que visa a implementação de um plano de ação integrado entre os órgãos que compõem a segurança pública, trânsito, educação e saúde com ações educativas para o trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização, visando reduzir a morbimortalidade para este grupo de risco. 

O evento, que acontecerá nas cidades de Arapiraca e Maceió, terá a participação de membros do Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Centro Universitário Cesmac, Secretária Estadual e Municipal de Sáude, Secretária de Educação e os demais órgãos envolvidos com o trânsito no Estado como Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).

 

Confira a programação

 

* Abertura e formação de Mesa de Honra;

* Apresentação da campanha publicitária do Maio Amarelo;

* Apresentação do Plano de Segurança Viária para Motociclistas;

* Mesa-redonda com o tema: “Causas e consequências dos acidentes de trânsito”, com a presença das professoras Drª Vilma Leyton – professora associada da Faculdade de Medicina da USP, Prof.  Dra. Julia Maria D´Andréa Greve – médica fisiatra, professora associada da Faculdade de Medicina da USP, Drª Ana Paula Nogueira da Faculdade de Medicina da UFAL – Campus Arapiraca e Profa. Dra. Divanise Suruagy, médica pediatra,  professora da Faculdade de Medicina da UFAL.