Geral

Estado marca presença em Associação Mulheres de Fibra na Região Norte

03/05/2016
Estado marca presença em Associação Mulheres de Fibra na Região Norte
Produção de artesanato com a fibra da bananeira impressiona quem visita o local (Foto: Divulgação)

Produção de artesanato com a fibra da bananeira impressiona quem visita o local (Foto: Divulgação)

Com ações voltadas para o desenvolvimento da região norte, no dia 6 de maio, durante a 3ª edição do Governo Presente, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, e o designer Rodrigo Ambrósio vão visitar a associação Mulheres de Fibra, no assentamento rural Água Fria, em Maragogi.

Em meios às belezas naturais do município, a produção de artesanato com a fibra da bananeira impressiona quem visita o local. As peças são desenvolvidas pelas Mulheres de Fibra, uma associação composta por 23 mulheres que viviam da lavoura e, por meio do trabalho realizado pelo Arranjo Produtivo Local Turismo Costa dos Corais, desenvolveram uma técnica para confecção do artesanato com a fibra da bananeira.

O grupo, que já expôs em feiras nacionais, fornece produtos para lojas em hotéis na cidade de Maceió, São Miguel dos Milagres e Maragogi.

A associação é atendida pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Costa dos Corais, que contempla os municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Porto Calvo, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

Loja Itinerante

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) estará com a loja itinerante com peças artesanais produzidas em todo Estado.

No dia 6 de maio, das 9h às 17h, o caminhão-loja estará na orla de Maragogi. Já no dia 7 de maio, no mesmo horário, será a vez de fomentar a comercialização do artesanato da Rota Ecológica e a experiência com artesãs que trabalham com o talo do coqueiro. Neste dia, o caminhão estará na Associação Peixe Boi, na Praia de Tatuamunha, em Porto de Pedras.