Geral

Chegou a hora! Estudantes já podem se inscrever para o Enem 2016

09/05/2016
Chegou a hora! Estudantes já podem se inscrever para o Enem 2016
Lázaro é um dos jovens que vai se aventurar no Enem (Fotos: José Demétrio)

Lázaro é um dos jovens que vai se aventurar no Enem (Fotos: José Demétrio)

Os estudantes concluintes do Ensino Médio já podem se inscrever na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período de inscrições teve início nesta segunda-feira (9) e se estende até às 23h59 dia 20 de maio de 2016, com taxa de inscrição de R$ 68. As inscrições devem ser feitas no site enem.inep.gov.br e os alunos de escola pública estão isentos do pagamento desta taxa.

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro na seguinte sequência: no primeiro dia, um sábado, o candidato terá 4h30 para responder a questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, será a vez das provas de Redação, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que terão 5h30 de duração.

A secretária executiva da Educação, Laura Souza, destaca que, este ano, o Ministério da Educação (MEC) oferece duas ferramentas de apoio aos candidatos que farão as provas: uma é a “Hora do Enem”, aplicativo que oferece videoaulas,exercícios e simulados, proporcionando um diagnóstico e plano de estudos personalizados para os estudantes a partir de suas necessidades específicas.

Outra, de acordo com Laura Souza, é o MECFlix, ambiente interativo que disponibiliza vídeos de conteúdos, notícias sobre o Enem, um programa diário produzido pela TV Escola e acesso gratuito a uma plataforma de estudo personalizado.

“A Seduc está trabalhando no sentido de proporcionar a infraestrutura necessária para que alunos utilizem estas ferramentas dentro da escola, embora eles também possam acessá-las de suas casas. A meta é implementar esta política na rede estadual de forma a conseguirmos um bom resultado utilizando estas ferramentas”, conta a secretária executiva.

A gestora informa ainda que a Seduc, em parceria com as Gerências Regionais de Educação (Geres), deve promover um grande aulão para os candidatos no mês de outubro. “Além disso, a Seduc está à disposição para apoiar as escolas que desenvolvam outros projetos preparatórios para o exame”, complementa.

Preparação – A Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa, é uma das que já começou seus preparativos para o Enem. Na unidade, 350 estudantes devem se inscrever para o exame.

A coordenadora pedagógica da unidade, Adriana da Silva, conta que os professores já trabalham dentro da contextualização do exame com as turmas da 3ª série do Ensino Médio. “Aos sábados, também teremos aulas voltadas para revisão e preparação para o Enem, com resolução de questões”, adianta a educadora.

O estudante Lázaro Henrique é um dos que se submeterão às provas do Enem este ano. Almejando uma vaga no curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ele já iniciou sua rotina de estudos.

“Recomendo muito o aplicativo Hora do Enem, pois ele permite identificar quais os nossos pontos fortes e fracos e, a partir daí, nos orienta sobre como devemos organizar os estudos, qual deve ser o nosso foco”, explica Lázaro Henrique.

Para utilizar a plataforma Hora do Enem, basta acessar o seguinte endereço: horadoenem.mec.gov.br.