Brasil

Após infração, Suzane Richthofen vai para cela solitária em Tremembé

09/05/2016
Após infração, Suzane Richthofen vai para cela solitária em Tremembé

Após ter o

Suzane chegou à P1 de Tremembé por volta das 0h10 desta segunda-feira. (Foto: Reprodução)

Suzane chegou à P1 de Tremembé por volta das 0h10 desta segunda-feira. (Foto: Reprodução)

retorno da saída temporária de Dia das Mães antecipado por ter dado endereço falso às autoridades, Suzane von Richthofen foi mandada para uma cela solitária por conta da infração. Ela voltou para a unidade no começo da madrugada desta segunda-feira (9).

Condenada a 39 anos de prisão pela morte dos pais, Suzane está presa na Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier, a P1 feminina deTremembé (SP).

Por ter cometido a infração, ela vai ficar presa em regime de observação por tempo indeterminado – ela está isolada. Simultaneamente ela vai responder a um processo administrativo, em que a conduta dela será apurada.

O resultado dessa apuração será enviado ao Ministério Público, que analisa e envia um parecer à Vara de Execuções Criminais (VEC) – que é o órgão responsável pelo cumprimento das penas das presas em Tremembé.

O promotor do Ministério Público em Taubaté, Paulo de Palma, explicou o trâmite. “Temos que avaliar ainda. Precisamos entender se pode ser considerado crime de falsidade ideológica, por ela ter colocado um endereço onde ela não estava. Nesse caso, [sob esse entendimento] caberia a regressão da pena [ao regime fechado]. Se não houver, cabe apenas a revogação da saída temporária”, explicou. O período da suspensão das saídas temporárias pode ser por prazo determinado.

A SAP confirmou em nota, enviada na manhã desta segunda-feira, as possíveis penalidades informadas pela promotoria. Não há prazo para a decisão sobre as penalidades, que serão impostas pela Justiça. A presa será ouvida pela juíza Sueli Zeraik, da VEC.

Semiaberto
Desde outubro de 2015,  Suzane está regime semiaberto. Nele, ela tem direito a cinco saídas temporárias por ano, sendo Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, além de Natal e Ano Novo.

A saída de Dia das Mães, no último dia 4, era a segunda ocasião em que ela deixava o presídio no interior paulista. A próxima saída temporária prevista é a do Dia dos Pais, em agosto.

Retorno antecipado
Suzane chegou à P1 de Tremembé por volta das 0h10 desta segunda-feira. No endereço onde afirmou que passaria a saída temporária, Suzane não apareceu, segundo reportagem exibida pelo Fantástico no domingo.

Ela ficaria em uma casa na rua Coronel Ludovico Homem de Goes, em Angatuba, no interior de São Paulo. Suzane foi localizada na mesma cidade, mas em um outro endereço, presa e levada de volta para Tremembé. Se não tivesse cometido a infração, ela deveria retornar até terça-feira (10) às 18h.