Geral

2ª Semana Estadual da Conciliação tem 1.000 processos pautados

11/05/2016
2ª Semana Estadual da Conciliação tem 1.000 processos pautados
Força-tarefa vai analisar processos das áreas de família e direito do consumidor. (Foto: Reprodução)

Força-tarefa vai analisar processos das áreas de família e direito do consumidor. (Foto: Reprodução)

O Poder Judiciário de Alagoas realiza a 2ª Semana Estadual da Conciliação, entre os dias 16 e 20 deste mês. Mil audiências estão agendadas para serem realizadas no Fórum da Capital, no Barro Duro, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As tentativas de conciliação envolverão, em sua maioria, processos da área de família, em litígios sobre divórcio e pensão alimentícia, por exemplo, mas também serão analisadas ações sobre direito do consumidor.

O evento é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS), coordenado pelo desembargador Domingos de Araújo Lima Neto, em parceria com o Projeto Justiça Itinerante, sob coordenação do juiz André Gêda Peixoto Melo.

Além das audiências, haverá no Fórum um espaço de entretenimento para crianças, e serviços de promoção do bem-estar e saúde, como avaliação nutricional, exame de glicemia e aferição de pressão.

Atuarão no evento os magistrados André Gêda, João Paulo Martins, Kleber Borba Rocha, Odilon Marques Luz, Emanuela Porangaba, Jairo Xavier, Nelson Fernando Martins, Luana Cavalcante e José Miranda Santos. O objetivo da força-tarefa é diminuir a quantidade de processos em tramitação no Judiciário.

No interior do Estado, varas cíveis e Juizados Especiais também deverão pautar audiências. Também colaboram para a iniciativa o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e faculdades particulares.

Quer conciliar?

A pauta da Semana Estadual da Conciliação foi previamente definida, mas quem tem interesse em resolver consensualmente uma disputa pode agendar uma audiência no site do TJ/AL. É necessário informar o número do processo, a unidade em que ele tramita e dados pessoais do solicitante.