Geral

Vietnã registra primeiros dois casos de Zika

05/04/2016
Vietnã registra primeiros dois casos de Zika
(REUTERS/Jaime Saldarriaga)

(REUTERS/Jaime Saldarriaga)

Duas mulheres vietnamitas foram infectadas pelo vírus Zika, os primeiros casos registrados no país asiático, anunciou hoje (5) o Ministério da Saúde.

Uma das mulheres infectadas tem 64 anos e mora na cidade costeira de Nha Trang (centro). A outra, de 33 anos, vive em Ho Chi Minh (sul) e está grávida de oito semanas, informou a imprensa oficial.

As mulheres apresentam quadro de saúde estável, segundo as autoridades.

Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o vírus Zika provoca geralmente sintomas idênticos aos da gripe (febre, dor de cabeça, tonturas). Embora existam provas cada vez mais conclusivas de que o Zika provoca malformações fetais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não confirmou a associação.

Um surto de Zika afeta atualmente a América do Sul. O Brasil, país mais afetado, já registrou mais de 1,5 milhão de casos. Em março, o Brasil confirmou 907 casos de microcefalia e 198 de bebês que morreram devido a esse problema desde o início do surto.

As autoridades investigam se a malformação afeta outros 4.293 bebês com sintomas parecidos.

O vírus é transmitido aos seres humanos pela picada do mosquito Aedes aegypti, que existe em 130 países, e na maioria dos casos provoca apenas sintomas gripais benignos.