Geral

Sesau realiza hoje (20) oficina sobre Notificação de Violência Interpessoal e Intoxicação Exógena

20/04/2016
Sesau realiza hoje (20) oficina sobre Notificação de Violência Interpessoal e Intoxicação Exógena
Curso vai abordar a importância do registro destes eventos. (Foto: Divulgação)

Curso aborda a importância do registro destes eventos. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta quarta-feira (20), uma oficina sobre notificação de violência interpessoal/autoprovocada e de intoxicação exógena. O evento acontece desde no auditório do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest), no bairro Poço, em Maceió, e será encerrado às 13h.

Destinado a 40 municípios alagoanos que são considerados silenciosos para esse tipo de notificação, o curso vai abordar a importância do registro destes eventos. Isso porque, os dados são utilizados para promover políticas públicas de prevenção, segundo destaca a gerente de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis da Sesau, Rita Murta.

“Verificamos que 40 dos 102 municípios não possuem notificações de violência interpessoal/autoprovocada e de intoxicação exógena. Por isso, estamos reunindo os coordenadores das Vigilâncias em Saúde e Atenção Primária para ressaltarmos a importância do registro destes dados”, salientou a gerente de Vigilância e Controle de Doenças não Transmissíveis da Sesau.

Rita Murta explicou que a violência interpessoal subdivide-se em violência familiar, na relação íntima e comunitária. Já a intoxicação exógena, pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente, como água, ar, alimentos, plantas, animais peçonhentos e venenosos.

Municípios – Os 40 municípios que participam da oficina são: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Jacuípe, Japaratinga, Matriz do Camaragibe, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Campestre, Ibateguara, Novo Lino, Santana do Mundaú, Mar Vermelho, Quebrangulo, Anadia, Coruripe, Feliz Deserto, Porto Real do Colégio, São Brás, Belo Monte, Craíbas, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Olho D’Água Grande, Belém, Traipu, Cacimbinhas, Igaci, Maribondo, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Olho D’Água do Casado.