Geral

Segunda etapa do Censo Escolar 2015 se encerra no dia 9

05/04/2016
Segunda etapa do Censo Escolar 2015 se encerra no dia 9
Endereço para inserção de dados é http://educacenso.inep.gov.br (Foto: Valdir Rocha)

Endereço para inserção de dados é http://educacenso.inep.gov.br (Foto: Valdir Rocha)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para sábado, dia 9 de abril, o prazo para que escolas públicas, particulares e filantrópicas de todo o país forneçam informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2015 (Educacenso).

O endereço para inserção de dados é http://educacenso.inep.gov.br e, nesta etapa, devem ser repassados informes sobre rendimento (aprovação e reprovação) e movimentação (transferência, abandono e falecimento) de estudantes matriculados no ano passado.

O Decreto 6.425/2008 da Presidência da República determina que todas as instituições de ensino do país respondam ao Educacenso.  Os dados são essenciais para a elaboração de índices educacionais, a exemplo do Ideb, e de políticas públicas.

Com a prorrogação do prazo de coleta, a data do período de retificação  – quando as instituições poderão corrigir eventuais equívocos ocorridos no momento da declaração – também mudou, iniciando a partir do dia 22 de abril.

Prejuízos – A coordenadora estadual do Censo, Cheila Francett, chama atenção para que as unidades não deixem o procedimento para o último dia e enumera os problemas que podem acontecer pela não declaração.

“O aluno de uma escola que não declara o Censo é um aluno cuja matrícula não pode ser oficialmente comprovada. Isso pode trazer problemas para a concessão do benefício do Bolsa Família e declaração de imposto de renda dos pais, pois existe cruzamento de dados. Uma unidade que não declara o Censo também não terá como divulgar, por exemplo, dados da aprovação no Enem”, explica Cheila Francett.

A coordenadora destaca ainda que uma instituição que não preencher o Educacenso por dois anos será automaticamente excluída do cadastro do Inep. “Para reabrir, a unidade de ensino precisará dar entrada em outro processo”, informa Francett.

Nas escolas públicas, o Censo é subsídio para políticas públicas, dentre elas, a compra da merenda e envio de livro didático. “Por isso, é fundamental que os dados repassados sejam os mais exatos possíveis”, orienta a coordenadora.

Orientações – No dia 11 de abril, a partir das 14h, no Colégio de São José,  a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a 1ª Gerência Regional de Educação (Gere) estarão reunidas com as escolas particulares da capital para o esclarecimento de dúvidas acerca do Educacenso.