Geral

Professores do município participam de evento relacionado ao Dia Mundial da Voz

14/04/2016
Professores do município participam de evento relacionado ao Dia Mundial da Voz
Saúde vocal dos educadores vira preocupação. (Foto: Valdir Rocha​)

Saúde vocal dos educadores vira preocupação. (Foto: Valdir Rocha​)

As secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau) promovem, nesta quinta-feira (14), uma capacitação com diretores de escolas estaduais da 3ª Gerência Regional de Educação (Gere) para a implantação do Fluxo para Atendimento e Identificação das Disfonias no município de Palmeira dos Índios.

O evento começa às 9h, na Escola Estadual Humberto Mendes, e também contará com a presença de representantes da Perícia Médica e secretarias municipais de Saúde e Educação.

Por meio do espaço, será possível identificar professores da rede estadual com possibilidade de desenvolver problemas vocais. A ideia, segundo explica Rayné Melo, fonoaudióloga da Seduc e coordenadora do projeto Voz que Ensina, é encaminhar estes servidores para tratamento na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“Por meio deste espaço, identificaremos professores que tenham possibilidade de desenvolver disfonias vocais de forma que os mesmos sejam encaminhados prioritariamente para tratamento com otorrino e fonoaudiólogo na Uncisal”, informa Rayné Melo.

Semana da Voz – A ação em Palmeira dos Índios integra a programação da Semana da Voz da Educação​, ação alusiva ao Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril​.

Desde o último dia 12, a Seduc promove uma série de ações de conscientização sobre a importância dos cuidados com a voz entre os professores da rede pública estadual. Além da implantação dos Fluxos para Atendimento e Identificação de Disfonias, o órgão leva palestras sobre os hábitos e práticas necessárias para a manutenção da saúde vocal por meio do Programa Voz que Ensina.

 Durante esta semana, os técnicos da Subchefia de Qualidade de Vida e Atenção à Saúde do Servidor da Seduc estiveram em escolas de Maceió e Marechal Deodoro. Após o evento desta quinta-feira em Palmeira dos Índios, estão previstas atividades na Escola Estadual Muniz Falcão, em Cacimbinhas, no dia 26 e na Escola Pedro Joaquim de Jesus, em Teotonio Vilela, no dia 28.