Geral

Pagamento móvel deve substituir dinheiro e cartão até 2030, diz pesquisa

05/04/2016
Pagamento móvel deve substituir dinheiro e cartão até 2030, diz pesquisa
(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O papel-moeda e os cartões de crédito e débito podem estar com os seus dias contados. De acordo com um levantamento realizado pela IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), o dinheiro vivo deve ser substituído pelo pagamento através de dispositivos móveis até 2030.

A pesquisa, que foi feita com 1.900 entusiastas da tecnologia, revela que 70% dos entrevistados acreditam que o dinheiro vivo deve ser extinto ao longo dos próximos anos.

Porém, as pessoas ainda não se sentem seguras em utilizar o dinheiro digital, sendo que, para 46%, a maior preocupação com pagamentos em plataformas móveis é o hackemento das informações, enquanto 33 % estão preocupados com o processamento de pagamentos não autorizados por um fornecedor de pagamento móvel. Já os pagamentos acidentais por uma tag NFC ou código QR é a preocupação de 13% das pessoas; outros 8% se preocupam com ataques de vírus por meio de código QR.

Além disso, 72% consideram que os serviços bancários online são os com maiores chances de sofrerem ataques de hackers.

Segundo o membro do IEEE, Diogo Monica, as pessoas precisam estar atentas à cibersegurança. “Hoje, infelizmente, ataques cibernéticos podem acontecer em quase todos os elementos de nossas vidas, tais como nossos carros, casas conectadas e dispositivos portáteis. Se estamos mais confiantes em sistemas digitais, inclusive para troca de valores em moeda, ou confiando que nossas contas de e-mail são seguras, precisamos estar cientes das falhas destes sistemas e tomar as precauções necessárias para proteger nossa vida digital”, explica.