Geral

Vigário Geral de Palmeira é eleito pelo papa Francisco para bispo na Bahia

27/04/2016
Vigário Geral de Palmeira é eleito pelo papa Francisco para bispo na Bahia
Padre Hélio Pereira foi eleito pelo Papa Francisco para assumir igreja na Bahia. (Foto: Cortesia)

Padre Hélio Pereira foi eleito pelo Papa Francisco para assumir igreja na Bahia. (Foto: Cortesia)

O Papa Francisco elege hoje (27), o reverendíssimo padre Hélio Pereira dos Santos, vigário geral e chanceler do bispado de Palmeira dos Índios e Pároco da Paróquia Bom Jesus dos Pobres, em Quebrangulo, Alagoas, para bispo titular de Tavia e Auxiliar na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Padre Hélio é natural de Pão de Açúcar e tem 48 anos. Filho de Manoel Pereira dos Santos e Doralice Oliveira, teve a sua formação escolar básica nas cidades de Monteirópolis e Pão de Açúcar.

Ele ingressou no Seminário Arquidiocesano de Maceió e dedicou-se ao curso de Filosofia; já o de Teologia foi realizado no Seminário São José, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Monsenhor Hélio é formado em Letras, com licenciatura em Língua Inglesa, entre outros cursos.

Foi ordenado diácono em 27 de dezembro de 1995 e presbítero em 19 de dezembro de 1996 pelas mãos de Dom Fernando Iório Rodrigues, terceiro Bispo de Palmeira dos Índios. Além dos cursos filo-teológicos, Monsenhor Hélio Pereira possui em seu currículo acadêmico: Licenciatura em Letras: Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas; Pós-graduação “Lato Sensu” em História pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió; Pós-graduação “Lato Sensu” em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes.

No tocante à trajetória sacerdotal, padre Hélio foi tesoureiro do Colégio São Vicente; Reitor do Seminário Diocesano São João Maria Vianney; Vigário Paroquial da Paróquia de São Vicente de Paulo, em Palmeira dos Índios; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Igaci; Coordenador Diocesano Pastoral; Professor; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Os diocesanos de Palmeira encaram como uma dádiva a ida de padre Hélio para Salvador e acreditam que, tal como aconteceu em Palmeira dos Índios, o amor, zelo e trarão muitos frutos para o coração do rebanho de Cristo.

A sagração episcopal do padre acontecerá na Sé Catedral Diocesana de Palmeira dos Índios, no dia 22 de julho, às 19 horas.