Geral

Fórum Alagoas 2030 terá acordo para desenvolver política de sustentabilidade

05/04/2016
Fórum Alagoas 2030 terá acordo para desenvolver política de sustentabilidade
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Evento acontece na próxima quinta-feira, em Maceió, e trata sobre as políticas ambientais

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o WWI-Worldwatch Institute no Brasil, promove, nesta quinta-feira (7), I Fórum Alagoas 2030 acontece. O evento será realizado das 9h às 14h, no Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.

De acordo com o superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Mateus Gonzales, o fórum chega a Alagoas com a proposta de discutir os problemas e apontar soluções para o desenvolvimento sustentável até 2030.

“Durante o I Fórum Alagoas 2030, a Semarh e o IMA assinam um acordo para aderir aos objetivos do milênio, que é um Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud) sobre política de sustentabilidade. O ato é importante porque a Semarh, como órgão de estado, tem a obrigação de desempenhar políticas sustentáveis”, explica o superintendente.

O evento contará também com a presença do professor Gary Andersen, cientista-chefe do laboratório de sustentabilidade da Universidade de Berkeley, na Califórnia. O intuito do encontro é discutir formas de colocar as teorias e visões da sustentabilidade a serviço da população.

Haverá ainda, segundo Mateus Gonzales, a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e IMA junto ao professor Gary Andersen.

Na ocasião, serão distribuídas aos participantes versões impressas do relatório “Estado do Mundo”, produzido anualmente pelo WWI há mais de 30 anos, em cerca de 20 idiomas. Além disso, o fórum terá duas mesas-redondas. A primeira irá abordar as principais questões que envolvem fontes de energia renováveis, com participação de representantes da Granbio, Algás, Pure Energy e Ufal.

A segunda mesa abordará os desafios e soluções para o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), com a participação de representantes da Semarh, do IMA, Braskem e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra). No intervalo entre uma mesa e outra, Gary Andersen ministrará a palestra “Transformando impactos ambientais em soluções sustentáveis”.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas no dia do evento com uma hora de antecedência, ou reservadas pelo e-mail[email protected], com nome completo, RG e telefone para contato, até esta terça-feira (5).