Geral

Escolas intensificam preparação para Olimpíada de Astronomia

05/04/2016
Escolas intensificam preparação para Olimpíada de Astronomia
Primeira turma contemplada com a aula prática de Astronomia foi composta por alunos do 5º ano da Escola Estadual Vitorino da Rocha (Foto: José Demétrio)

Primeira turma contemplada com a aula prática de Astronomia foi composta por alunos do 5º ano da Escola Estadual Vitorino da Rocha (Foto: José Demétrio)

Os estudantes da rede estadual ganharam um reforço especial na preparação para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) faltando pouco mais de um mês para o evento. Desde segunda-feira (4) atividades práticas têm sido promovidas pelo Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Cepa.

De acordo com o diretor do Cecite, Adriano Aubert, as simulações do sistema solar e o estudo da localização e movimentos de astros e estrelas, realizadas no planetário digital do Observatório Astronômico, possibilitarão aos alunos maior conhecimento na hora de realizar as provas da Olimpíada, que acontece no dia 13 de maio próximo.

“Dentre as atividades práticas da Olimpíada estão as de observação, com o reconhecimento de algumas constelações. Proporcionar este conhecimento é nosso objetivo, realizado com o apoio da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas”, explicou Aubert.

Prática

A primeira turma contemplada com a aula prática foi composta por alunos do 5º ano da Escola Estadual Vitorino da Rocha, localizada no Cepa. Conduzidos pela monitora de astronomia da Usina Ciências e voluntária do Observatório, Rose Meire Dias, eles fizeram várias descobertas de estrelas e constelações.

“Descobri muita coisa. Até hoje só tinha visto as Três Marias. O Cruzeiro do Sul nem imaginava que existia. De noite vou olhar para o céu e perceber como é de verdade”, comemorou Ryan Henrique da Silva, de 10 anos.

Já a colega de turma, Ivone Pacífico, descobriu novo sentido para admirar o céu. “Achei muito bonito e interessante. O que mais gostei foi dos formatos. A partir de agora vou olhar todos os dias”, garantiu a estudante, referindo-se à associação entre os formatos das constelações e as figuras mitológicas, a exemplo de Orion, gigante caçador da mitologia grega que dá nome a uma das principais constelações existentes.

Visitas

O planetário está aberto para visitação pública todas as quartas-feiras, em cinco sessões: pela manhã, às 10h e 10h40; no período da tarde, às 15h, 15h40 e 16h20; e à noite, às 20h e 20h40. O agendamento pode ser feito pelos telefones (82) 3342-5703 e 988785915.​